Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Últimas Notícias

7 de junho – Dia da Liberdade Imprensa no Brasil

A liberdade imprensa foi retomada a partir da aprovação da Constituição Brasileira de 1988

Postado em 07/06/2020 2020 08:00 , Últimas Notícias. Atualizado em 06/06/2020 15:56

Foto: ( Aldenis Fernandes)

Neste domingo, 7 , o Brasil celebra o Dia Nacional da Imprensa. Para conhecer um pouco da história desta data, é necessário refletir sobre o artigo 220  da Constituição Federal Brasileira:

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição .

Esse texto marca a retomada da liberdade imprensa no Brasil, após o Regime Militar, com a aprovação da Constituição Federal de 1988. Bem lá atrás, ainda na monarquia, a imprensa era proibida. Com a chegada da Família Real ao Brasil, por volta de 1808, a atividade foi liberada, sob o respaldo de uma nova assembleia constituinte. Durante o Regime Militar, uma nova Lei de Imprensa, previa que todo e qualquer conteúdo teria que passar pelo crivo da censura. Sempre que os agentes do Regime Militar interpretavam que algo atingia o governo, vetavam. Durante a propagação do Ato Institucional nº 5, o AI 5, período conhecido como Anos de Chumbo, a censura foi intensificada.

Foi com a Constituição Federal de 1988 que a liberdade de imprensa voltou a ser respaldada tal qual como está escrita no Art 220 da Constituição. Com base neste direito, o Jornal do Sertão cumpre o compromisso de apurar  e noticiar os principais fatos de interesse do público sertanejo pernambucano.