Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 20 de maio de 2024

Saúde

Criado protocolo sobre retomada de consultas, diagnósticos e cirurgias eletivas

Pacientes do Sertão que tenham consultas e outros procedimentos marcados no Recife precisam ficar atentos às regras do protocolo

Postado em 09/06/2020 2020 10:41 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 09/06/2020 12:25

Fonte: (Portal G1)

Hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios retomam, nesta quarta-feira, 10, as suas atividades. Para garantir a prevenção ao novo coronavírus, foi divulgado um protocolo com regras para o funcionamento dos estabelecimentos. Os pacientes do Sertão de Pernambuco que têm consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos médicos marcados nos hospitais do Recife devem ficar atentos. Medidas são válidas para as redes pública e estadual.

O documento, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), recomenda que seja mantida a distância 1,5m entre profissionais de saúde, colaboradores, pacientes e acompanhantes em consultórios, clínicas laboratórios e hospitais.O horário de atendimento deve ser escalonado, sendo permitida a permanência de apenas dois pacientes por hora nas etapas iniciais do atendimento.

O órgão recomenda ainda a realização de testagem para Covid-19 e a medição da temperatura dos colaboradores, especialmente no caso de empresas com equipe com mais de 20 membros. A fiscalização do cumprimento destas e e de outras regras previstas no  Protocolo ficará a cargo da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Anvisa).