Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Saúde

Pernambuco alcança menor taxa de ocupação de UTIs em três meses

Taxa de ocupação de leitos chegou a 87% e vagas disponíveis na terapia intensiva chegam a 115

Postado em 16/06/2020 2020 09:31 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 16/06/2020 10:40

Foto: (Divulgação Petrolina)

Confirmando uma tendência identificada desde a segunda quinzena de maio, que registra queda no número de óbitos e de solicitações de internamento em UTI, a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco confirmou na última segunda-feira, 15, taxa de ocupação de 87%. Isso quer dizer que, no momento, existem 115 vagas disponíveis para o tratamento da Covid -19. Essa é a menor marca registrada desde o início da pandemia.

Os números são resultado de um grupo de dados fechados pela  Secretaria Estadual de Saúde, que identificam tendência de queda dos indicadores no mês atual. Seguindo calendário do Ministério da Saúde, composto por 52 semanas epidemiológicas, sendo que a primeira teve início no domingo, 29 de dezembro, o estado registrou um pico de óbitos e casos na semana 20, ocorrida entre os dias 10 e 16 de maio.

Ao passo em que Pernambuco avança no cumprimento do Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas, o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, anuncia novas medidas para seguir com o enfrentamento da epidemia em Pernambuco. “Teremos ainda a expansão do número de leitos, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior, além do aumento na capacidade de testagem e o reforço da mensagem para que as pessoas continuem fazendo o isolamento social e saindo de casa apenas em casos de extrema necessidade”, considera.