Em Petrolina empreendedores realizam um São João diferente
Com criatividade empreendedores criam alternativas para as comemorações juninas
Postado em 22/06/2020 2020 08:11 , Economia, Últimas Notícias. Atualizado em 11/03/2021 17:45
Empreendedores investem em criatividade para vender produtos e serviços no São João do “novo normal”, em Petrolina.
É o que afirma o empresário Sebastião Costa, do (Mundo do Real Variedades). A empresa comercializa bandeirolas, e artigos de decorações com a temática junina, chapéus matutos , enfeites de cabeça , arranjos diversos. Apesar das adversidades provocada pelo coronavírus, e cuidados para evitar a disseminação da doença, as vendas tem sido positivas. “As pessoas não estão deixando de comprar . Elas estão se adaptando ao “novo normal”. A festa junina será mais reservada, em família, mas a tradição se mantém. E o consumidor quer entrar no clima, decorar a casa”, pontua o lojista.
Com expectativas promissoras para a data, a proprietária do Minicakes Atelier, Marileide Nascimento , acredita na adaptação e reinvenção nas comemorações juninas. Para o período, ela está disponibilizando o “Arraiá na Caixa”, com várias guloseimas típicas da época, em caixas personalizadas . ” O momento pede inovação , não é? Creio que ninguém tenha passado anteriormente por um desafio como esse. Resolvi apostar nesta produção nas caixas, porque em outras datas comemorativas a saída foi muito boa”, destaca Marileide.
A empreendedora personaliza as caixas e disponibiliza aos clientes , de início, quatro opções já pré montadas. “O cliente pode sugerir algum produto, aumentar a quantidade de acordo com o número de pessoas. Tudo isso a gente vai ajustando. O que importa mesmo é celebrarmos, em casa junto aos nossos, evitando aglomerações , mas mantendo as tradições “, pontua. O “Arraiá na Caixa” custa a partir de R$ 100 e a entrega é feira por delivery, respeitando todas as normas de higienização previstas pelas autoridades sanitárias.
MEMORIA AFETIVA
Entre os meses de maio a julho, a radialista Cimarh Athaíde investe na produção de licores que, segundo ela, é resultado de sua memória afetiva. Quando pequena, via a avó Josepha produzindo e isso ficou gravado em sua memória. Há dez anos, Cimarh resolveu colocar em prática o que aprendeu com as receitas de família, e o resultado não poderia ser melhor . “O maior segredo deste licor é que ele é feito com muito amor, cheio de boas lembranças. Quando comecei, fazia só uns dois tipos. Hoje já são vinte sabores disponíveis para os clientes. As vendas são muito boas, e posso afirmar que “estou vendendo mais esse ano, do que nos anteriores”, comemora. Os licores são comercializados por R$ 30 (unidade) e, neste período, a empreendedora chega a vender até 150 unidades.
Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, o “novo normal” pede adaptações e um olhar diferenciado por parte de todos. “Tem sido um ano atípico , mas nós temos duas opções: ou paramos e nos lamentamos ; ou vamos encarar os desafios e aprendermos com ele uma nova forma de nos relacionarmos em família, no trabalho, socialmente. Eu acredito que o empresariado de Petrolina está no segundo grupo, se reinventando, vendo maneiras de chegar ao seu público . Sabemos que neste período junino, assim como em outras datas que aconteceram já durante a pandemia, teremos resultados abaixo do esperado. “Mas isso não significa que não devamos comemorar cada passo que estamos avançando dentro deste novo normal “.