Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de maio de 2024

Política

Com a realização das convenções partidárias, cenário de disputa das eleições municipais está definido no Sertão

Candidaturas ainda devem ser confirmadas pela Justiça Eleitoral; a partir do próximo dia 27, partidos devem enviar relatórios discriminando transferências dos Fundos Partidário e Eleitoral

Postado em 03/10/2020 2020 10:05 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 03/10/2020 10:05

Convenção Partidária em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú – Foto Divulgação

 

Com o encerramento do prazo para a realização das convenções partidárias, ocorrido no último dia 16, o cenário das disputas eleitorais no Sertão está definido. Seguindo com o cronograma, as propagandas eleitorais foram iniciadas no último dia 26 de setembro e, a partir do dia 27 de outubro,  os partidos devem enviar relatórios comprovando as transferências dos Fundos Eleitoral e Partidário. O nosso mapa das disputas eleitorais começa na região do Sertão do Moxotó, no município de Arcoverde, onde as convenções partidárias do MDB e PTB foram realizadas no último dia 13 de setembro. No evento, foram oficializados os nomes de Wellington Maciel como candidato à prefeitura municipal, e de Zeca Cavalcanti, como candidato à vice- Prefeito. Disputam os mesmos cargos respectivamente, Cybele Roa do partido Avante, e Reginaldo Amorim pelo Patriota, cuja candidatura foi oficializada durante convenção realizada no último dia 12 de setembro. 

No Sertão do Pajeú, os candidatos Márcia Conrado (PT) e Márcio Oliveira (PSD) oficializaram as suas candidaturas a prefeito e vice de Serra Talhada respectivamente. A convenção fez diferença tanto pela antecipação na data de realização, 31 de agosto, quanto pelo formato escolhido Drive – in, pensando em evitar aglomeração, o que oferece risco de contaminação com a Covid-19. Completando o cenário de disputa, temos as candidatas a prefeita Socorro Brito (Avante), e Eliane Oliveira (PSL), como candidata à vice. 

No Vale do São Francisco, as convenções confirmaram os nomes do Doutor Marcos Ortopedista como candidato a prefeito, pela primeira vez, acompanhado de Bruno Abreu de Melo (UP), ocupando o posto de vice.  A chapa do PSL será encabeçada por Gabriel Menezes (prefeito) e Messias Rodrigues (vice). Atual prefeito da cidade de Petrolina, Miguel Coelho, oficializou a sua candidatura à reeleição ao lado de Simão Dourado do (DEM) como vice. Ambos encabeçam a chapa “Petrolina com Força e União”, composta por 15 partidos. O PSD também oficializou os candidatos Júlio Lóssio (Prefeito) e Denise Lima (vice – prefeita). Odacir Amorim (PT) oficializou a sua candidatura a prefeito de Petrolina, acompanhado de Vinícius de Santana na chapa Petrolina com o Povo para Fazer Melhor. 

 

Desafios para o próximo governante

Para os próximos quatro anos, o novo governante de Arcoverde terá como principal desafio, contribuir e apoiar o processo de crescimento econômico instalado na região, que já opera a primeira etapa do Complexo Empresarial do Sertão, o Novo Atacarejo, e deve receber em breve, a segunda etapa, o Shopping Arcoverde. Em Serra Talhada, o novo gestor municipal também precisa incentivar a nova dinâmica econômica vivenciada pela cidade com a chegada do Shopping Serra Talhada, empreendimento que vem agregando à região um novo padrão de consumo, emprego e renda, além de movimentar as finanças em nível local. Petrolina também segue uma marcha positiva referente à pauta econômica com a inauguração de diversos empreendimentos locais em plena pandemia, além da forte migração do pequeno comércio para o meio digital.