Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Últimas Notícias

Arroz de Quenga Rica é sucesso entre os amantes das carnes no Sertão do Moxotó

Nome do prato homenageia às quengas e faz alusão à fartura de carnes e defumados que vão na receita

Postado em 14/11/2020 2020 08:16 , Últimas Notícias. Atualizado em 11/03/2021 18:13

Arroz de Quenga Rica Foto: Arquivo Pessoal

Amantes da gastronomia e apaixonados pela culinária regional, o casal  Pitagibe Chaves e  Valéria Chaves, proprietários do restaurante Don Preto, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó,  em Pernambuco, usando sua criatividade reuniu as sobras de carnes, da cozinha, e misturou com arroz, criando um novo prato, ” Arroz de Quenga”, isso aconteceu há um ano e de lá pra cá, o sucesso não parou mais. O nome do prato é uma homenagem às quengas, que na definição do Sertão, acompanhantes masculinas, cujos valores cobrados pelos serviços são bem baratos. A palavra rica é uma alusão à fartura de carnes e defumados que tornam o arroz um prato bem completo e reforçado, do jeito que o povo sertanejo aprecia. Todo legítimo sertanejo é um verdadeiro amante das carnes. E em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, esta máxima é comprovada, pelos apreciadores do Arroz de Quenga Rica.

Chef Valéria Chaves, uma das proprietária do restaurante Don Preto.

Há seis anos, o Don Preto enriquece o paladar da região com receitas típicas da culinária de outros países, mas, agora, acaba de criar o Almoço de Família, um dia dedicado ao cardápio genuinamente sertanejo à base de feijoada, peixada e fava. Valéria, que possui um laboratório onde prepara os pratos em casa, diz que o marido dela é o seu gasômetro. Ela pensa em um prato, prepara o piloto e Pitagibe, que possui um paladar refinado, aprecia e vai dizendo o ponto certo de cada ingrediente. Bom, mas nós não viemos aqui pra conversar, mas sim, para comer.

Então, vamos à receita! 

Arroz de Quenga Rica

Ingredientes:

80 g de frango desfiado e refogado
80 g de lombo suíno refogado e desfiado
70g de bacon em cubos
80g de queijo coalho ralado
80g de calabresa ralada
50g presunto cozido
50 batata palha
50 de azeitonas fatiadas
30g de cenoura
30 g de ervilha natural
200g de arroz cozido e refogado
Pimenta biquinho e salsa para decorar

Vamos ao Preparo

Coloca a banha do bacon/calabresa na panela refoga o bacon e vai acrescentando os demais ingredientes. No final da mistura divide o queijo de coalho colocando a metade com os demais ingredientes. Na montagem do prato regue com um o fio de azeite e a outra metade do queijo ralado em cima para maçarica e para finalização acrescente  pimenta biquinho e uma folha de salsa.

E vamos à degustação!