Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Últimas Notícias

Covid-19 também ameaça times do Sertão

Salgueiro e Afogados seguem todos os protocolos exigidos pela CBF e FPF. Mesmo assim, como em todo o país, casos da doença já foram confirmados nos dois clubes

Postado em 24/11/2020 2020 09:38 , Últimas Notícias. Atualizado em 24/11/2020 10:43

Jornalista ,

(Getty Images/Reprodução)

Como forma de prevenção, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) exigem protocolos de segurança para todos os clubes das Séries A, B, C e D. Justamente por isso que os nossos representantes sertanejos, o atual campeão pernambucano Salgueiro e o Afogados, não fogem dessa regra. Como em todo o país, a doença também vem preocupando os dois clubes do sertão pernambucano.

O presidente do Carcará, José Guilherme da Luz, garante que vem seguindo à risca os protocolos da CBF e da FPF. “Todos os atletas, funcionários e comissão técnica são obrigados a usar máscaras. Nos locais de treinos, são disponibilizados álcool em gel para todos e, além disso, contratamos duas auxiliares de enfermagem para fazer acompanhamento de quem entra no estádio, medindo temperatura e realizando um levantamento epidemiológico com várias perguntas sobre sintomas. Caso haja qualquer sintoma, a pessoa não entra no estádio e retorna para casa ficando em isolamento até uma visita do médico para determinar retorno aos treinos”, afirma.

O dirigente acrescenta que, antes dos jogos, são realizados exames de Covid-19 do tipo RT-PCR em todos do elenco. “Desde o início da pandemia, houve oito casos da doença no elenco, mas, graças a Deus, já estão todos recuperados. José Guilherme ainda frisa que “sempre são realizadas palestras no clube para conscientizar a prevenção da doença”.

Na Coruja, os cuidados são os mesmos, mas, infelizmente, o técnico Higor César acabou sendo diagnosticado com a doença no último final de semana e, por isso, não pôde acompanhar do banco de reservas a vitória de 2×1 em cima do Campinense, no último sábado (21), no Vianão. Até o momento, nove pessoas foram infectadas (oito já curadas). Segundo a assessoria do clube, apesar de o Afogados seguir todos os protocolos, fica difícil se livrar completamente dos riscos.

“Jogadores e comissão técnica ficam sempre expostos em ônibus diferentes, hotéis diferentes, cidades diferentes. Além disso, todos moram em suas próprias casas. Ou seja, é muito difícil fazer um controle 100% eficaz”, justifica a assessoria do Afogados.

A contaminação vem atingindo também vários clubes no Brasil. Dentre outros, Palmeiras, Atlético/MG e Flamengo já tiveram casos da doença internamente. Isso prova que ninguém está livre. Tanto é que até o técnico do Sport, Jair Ventura, contraiu o vírus e, por isso, está de quarentena sem poder acompanhar a sua equipe na beira do gramado.