Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de março de 2024

Saúde

O Sertão é a terra do sol e como tal vai um alerta para seus habitantes

Dezembro é dedicado à prevenção do câncer de pele, em geral,  esse mal é provocado por falta de conscientização,  aqui vai um recado para os que  já são acostumados com o sol

Postado em 03/12/2020 2020 15:31 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 03/12/2020 16:18

Rio São Francisco / Ilha de Rarrá, localizada entre Petrolândia (PE Glória (BA). Rodeada por praias de água doce e cristalina . Não dê chance ao Perigo, use máscara e proteja-se do sol em excesso!

 

Dezembro é dedicado à prevenção do câncer de pele, em geral,  esse mal é provocado por falta de conscientização,  aqui vai um recado para os que  já são acostumados com o sol  Com o Verão e o consequente aumento da temperatura   nessa época do ano, é preciso chamar atenção para a necessidade de tomar cuidados preventivos, os quais devem ser redobrados nessa época do ano.

A exposição ao sol é necessária para que o nosso corpo absorva vitaminas. Mas o excesso de exposição pode gerar consequências graves, levando, inclusive, ao óbito. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o chamado “Dezembro Laranja”.  Desde então, o mês de dezembro é dedicado para a realização de diferentes ações. “Se faz necessário levar conhecimento a toda população, para que todos estejam atentos aos sinais e sintomas, objetivando uma detecção precoce, trazendo mais chances de cura, como também diminuir o risco de morte. Quanto mais informação e mudanças de hábitos, menores serão os índices desta doença”, explica a enfermeira de educação continuada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediatra Zilda Arns, Jeane Carla.

Dezembro Laranja 

Evitar exposição solar ou proteger-se   é a forma de prevenção à possíveis   problemas de pele.  Fundamentados nessa premissa e como forma de conscientizar mais amplamente a sociedade, sobre os efeitos nocivos,    da exposição  solar, sem  controle,   a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o chamado “Dezembro Laranja”, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. É sabido público e notório,  que o tradicionalmente. o banho de sol é benéfico para a saúde, mas aqui não estamos tratando da exposição ao sol de maneira moderada e consciente.

Alerta

Na Unidade de saúde o alerta chega em forma de treinamentos, capacitações e palestras, fazendo com que todos os profissionais da Unidade fiquem familiarizados com o tema e, assim, possam atuar como multiplicadores. “É comum atendermos pacientes com lesões na pele, sugestivas de câncer de pele. Porém eles acreditam ser outras patologias e muitas vezes já tardiamente, alertados pelo  “Dezembro Laranja, ” procuram os serviços de saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos de câncer. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer é de pele. Alguns cuidados mais simples ajudam na prevenção do problema, como: uso de chapéus, camisa de proteção, sombrinha e protetor solar. “Mas a prevenção deve iniciar desde criança”, finaliza Jeane

 

 

JS Saúde

#Nãodêchanceaoperigo

#Sertãounidocontracovid