O Sertão é a terra do sol e como tal vai um alerta para seus habitantes
Dezembro é dedicado à prevenção do câncer de pele, em geral, esse mal é provocado por falta de conscientização, aqui vai um recado para os que já são acostumados com o sol
Postado em 03/12/2020 2020 15:31 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 03/12/2020 16:18
Dezembro é dedicado à prevenção do câncer de pele, em geral, esse mal é provocado por falta de conscientização, aqui vai um recado para os que já são acostumados com o sol Com o Verão e o consequente aumento da temperatura nessa época do ano, é preciso chamar atenção para a necessidade de tomar cuidados preventivos, os quais devem ser redobrados nessa época do ano.
A exposição ao sol é necessária para que o nosso corpo absorva vitaminas. Mas o excesso de exposição pode gerar consequências graves, levando, inclusive, ao óbito. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o chamado “Dezembro Laranja”. Desde então, o mês de dezembro é dedicado para a realização de diferentes ações. “Se faz necessário levar conhecimento a toda população, para que todos estejam atentos aos sinais e sintomas, objetivando uma detecção precoce, trazendo mais chances de cura, como também diminuir o risco de morte. Quanto mais informação e mudanças de hábitos, menores serão os índices desta doença”, explica a enfermeira de educação continuada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediatra Zilda Arns, Jeane Carla.
Dezembro Laranja
Evitar exposição solar ou proteger-se é a forma de prevenção à possíveis problemas de pele. Fundamentados nessa premissa e como forma de conscientizar mais amplamente a sociedade, sobre os efeitos nocivos, da exposição solar, sem controle, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o chamado “Dezembro Laranja”, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. É sabido público e notório, que o tradicionalmente. o banho de sol é benéfico para a saúde, mas aqui não estamos tratando da exposição ao sol de maneira moderada e consciente.
Alerta
Na Unidade de saúde o alerta chega em forma de treinamentos, capacitações e palestras, fazendo com que todos os profissionais da Unidade fiquem familiarizados com o tema e, assim, possam atuar como multiplicadores. “É comum atendermos pacientes com lesões na pele, sugestivas de câncer de pele. Porém eles acreditam ser outras patologias e muitas vezes já tardiamente, alertados pelo “Dezembro Laranja, ” procuram os serviços de saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos de câncer. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer é de pele. Alguns cuidados mais simples ajudam na prevenção do problema, como: uso de chapéus, camisa de proteção, sombrinha e protetor solar. “Mas a prevenção deve iniciar desde criança”, finaliza Jeane
JS Saúde
#Nãodêchanceaoperigo
#Sertãounidocontracovid