Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Economia

O QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Esta semana ela fala sobre os cinco pilares da Inteligência Emocional e da capacidade que possuímos de gerenciar e controlar nossas próprias emoções

Postado em 20/12/2020 2020 20:29 , Economia, Últimas Notícias. Atualizado em 20/12/2020 22:10

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Muito se fala sobre IE, mas afinal, o que é a Inteligência Emocional?

Existem vários conceitos e definições, eu particularmente, gosto desse:

“É a capacidade que possuímos de gerenciar e controlar nossas próprias emoções. ”

Existem 5 pilares na Inteligência Emocional:

  1. Autoconsciência / autoconhecimento;
  2. Autorregulação / pensar antes de agir ou falar;
  3. Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro;
  4. Habilidades Sociais: habilidades de se relacionar, comunicar e construir laços com o outro;
  5. Motivação: construção interna que nos leva a ação e decisão.

Sinais que evidenciam falta de Inteligência Emocional:

Incapacidade de controlar as próprias emoções;

  1. Não conseguir ter empatia pelos outros;
  2. Guardar ressentimentos;
  3. Ter medo ou vergonha de expressar suas emoções;
  4. Culpar os outros pelos seus sentimentos e resultados;
  5. Não respeitar opiniões diferentes.

Compartilho agora 5 dicas para desenvolver Inteligência Emocional:

  1. Seja assertivo na sua comunicação: Desenvolva o dom da comunicação, encontrando, com naturalidade, as palavras certas para os momentos oportunos. Quando for questionado ou ouvir algo que não lhe agrade, busque entender o motivo pelo qual o outro está tomando tal postura, muitas vezes, perdemos a razão pela maneira de falar, usando tom alto e ríspido, bem como, palavras duras. Qual é o seu maior gargalo na comunicação?

  2. Ouças as outras pessoas num nível profundo: Na maioria dos casos de atritos, o que de fato acontece é que escutamos o outro e não ouvimos, como assim? Enquanto, estamos escutando… estamos deletando as palavras ouvidas e já construindo a devolutiva, ao invés de nos preocupamos com o assunto central que o outro está nos falando, gerando assim, distorções e ruído no diálogo.

  3. Desenvolva a autoconsciência: O que de fato você tem feito por você? Em qual área da sua vida é importante que você mude algum conceito? O que talvez, tenha sido muito positivo no seu passado e que hoje é o seu maior empecilho? 

  4. Seja empático: Empatia é a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro. Sabe aquele ditado popular: “não faça com os outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você”? É bastante válido para exemplificar a empatia. O melhor caminho para praticar a empatia é: escute abertamente. Pessoas empáticas são ótimas ouvintes, realmente prestam atenção no que o outro diz, na expectativa de compreender as suas necessidades.

  5. Mantenha-se motivado: A motivação é o passo número 1 para a conquista dos nossos objetivos, pois é ela a base sólida para enfrentarmos os desafios que surgem durante a nossa caminhada.

Que em 2021 VOCÊ possa escolher fazer o melhor por VOCÊ: Desenvolva a sua Inteligência Emocional e mude radicalmente os seus resultados.

 

JS Economia