Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de março de 2024

Saúde

Voo sai de Pernambuco Hoje para Buscar Vacina na Índia e volta Sábado Dia 16

Empresa Azul, responsável pelo transporte das doses, também atende as cidades sertanejas de Serra Talhada e Petrolina

Postado em 14/01/2021 2021 00:00 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 14/01/2021 08:22

Colunista
Jornalista ,

Nesta quinta-feira, 14 de janeiro, um voo da empresa Aérea Azul entra para a história do Brasil no enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Na noite de hoje, mais precisamente às 23h, o Avião Airbus A330neo parte da capital pernambucana, Recife, para trazer as doses da vacina de Oxford, importadas do laboratório Serum na Índia.

Durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde comemorou o voo do Recife para a Índia em busca das doses da vacina contra a Covid-19

Durante coletiva de imprensa no Recife, nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o secretário de Saúde de Pernambuco, médico André Longo, comemora o embarque da aeronave. “Esperamos que seja um voo de sucesso e que a gente tenha, o mais rápido possível, a chegada dessa vacina, que é a vacina da Astrazeneca/Oxford/FioCruz, para que ela possa ser disponibilizada quando aprovada pela Anvisa”, destacou Longo. 

Plano de voo para Índia 

De acordo com a Azul Cargo, o Airbus A330neo é a maior aeronave da frota da companhia e vai pousar na cidade indiana de Mumbai após 15 horas de voo, sem escala. A previsão de retorno do avião, carregado com cerca de 15 toneladas do imunizante, é no sábado, 16 de janeiro, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Experiência em transporte de vacinas

A Azul Cargo já realizou transporte e logística de cargas farmas e sensíveis, como a da H1N1, que, além de gelo seco, exige preparação especial para o transporte. O transporte das doses da vacina Oxford será feito em contêineres espessos, com controle de temperatura que seguirão todas as recomendações do fabricante.

Azul, a Companhia Aérea do Sertão 

A Azul, considerada a empresa com a maior malha aérea do Brasil, se colocou à disposição das autoridades para distribuir todas as vacinas aprovadas que serão utilizadas no combate à Covid-19 no Brasil. A companhia opera desde novembro do ano passado em Serra Talhada e Caruaru. 

Para o Sertão, a operação da empresa pode ser fundamental na distribuição das vacinas. Além de Serra Talhada (PE) e Caruaru(PE), Petrolina (PE), também é conectada com todos os destinos nacionais e internacionais servidos pela empresa. Por isso, o Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho pode vir a ser utilizado para facilitar a logística de distribuição das doses no interior do Estado. 

Autorização das vacinas pela Anvisa no Domingo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou na sexta-feira, 8 de janeiro, a solicitação para uso emergencial da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesta quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello confirmou que será realizada no domingo, 17 de janeiro, a reunião para definir a autorização emergencial tanto da FioCruz, quanto a CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o Laboratório Sinovac.

JS Saúde