Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Saúde

Governo anuncia reforço de doses da CoronaVac para 3ª semana da vacinação no Sertão 

Confira também vacinômetro do Sertão com os números de Serra Talhada, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro e Cabrobó

Postado em 05/02/2021 2021 14:33 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 06/02/2021 22:27

Colunista
Jornalista ,

Foto : Divulgação Prefeitura de Petrolina

O Governo de Pernambuco anunciou ontem, 4 de fevereiro, em mais uma transmissão online pelo YouTube, que aguarda, para esse fim de semana, a chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan, a CoronaVac. 

Quantitativo

O Jornal do Sertão perguntou à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) quantas doses serão encaminhadas por município. No entanto, a SES-PE informou que ainda está “aguardando a oficialização do Ministério da Saúde”.

Quem vai receber as doses?

Segundo o secretário Estadual de Saúde, o médico André Longo, já foi pactuado com as prefeituras, em reunião com o Ministério da Saúde, que o novo lote será utilizado para ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde.

Porém, André Longo explicou as realidades são distintas entre os municípios pernambucanos. “Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da Covid-19, as UTIs, emergências e, com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde”, pontuou o secretário. 

Imunização dos profissionais da Saúde
De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, até o momento, mais de 117 mil trabalhadores de saúde foram contemplados, em ambas as doses, nas remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan. Isso significa 40% dos mais de 294 mil trabalhadores da categoria.

Vacinação no Sertão

O Jornal do Sertão entrou em contato com alguns municípios do Sertão para saber como está o andamento dos planos de vacinação. Lembrando que o avanço depende diretamente do quantitativo de doses que os municípios recebem.

Arcoverde

Em Arcoverde foram aplicadas 765 doses, contemplando a primeira e a segunda dose, nos profissionais da área de saúde; 87 doses para idosos que residem em casas de apoio, abrigos e outras instituições; e
630 doses para os idosos a partir de 85 anos. No total, até esta sexta-feira, 1039 pessoas já foram imunizadas.

Serra Talhada

Até ontem, 4 de fevereiro, Serra Talhada contabilizava 1.608 doses aplicadas na primeira dose e 176 na segunda dose. As vacinas foram aplicadas em idosos acima de 85 anos, profissionais de saúde, idosos institucionalizados, cuidadores de idosos e pacientes da residência terapêutica.

Cabrobó

Também até quinta-feira, Cabrobó registrava a vacinação de 163 trabalhadores da Saúde, 165 idosos com idade a partir de 85 anos e 1903 aldeados. 

Salgueiro

Na cidade do Sertão Central, até ontem, 1989 pessoas já haviam recebido a dose da vacina contra a Covid-19. Desse total, 23 são idosos do Lar São Vicente, 26 funcionários da instituição, 689 aldeados, 801 profissionais de saúde e 450 idosos com idade a partir de 85 anos. 

Petrolina

Petrolina já imunizou mais de 5 mil pessoas entre trabalhadores de saúde, idosos institucionalizado e seus cuidadores, além dos idosos acima de 85 anos. Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, o município inicia a vacinação de todos os cirurgiões dentistas e auxiliares em Saúde Bucal (ASB) das redes pública e privada. 

Santa Maria da Boa Vista

Em Santa Maria da Boa Vista o vacinômetro contabiliza 489 pessoas vacinadas. Foram 231 profissionais de Saúde e 258 idosos, até esta sexta-feira.

JS Saúde