Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de março de 2021

Educação

Aprenda a Pensar como Steve Jobs

Cabeça de Steve Jobs de Lender Kahney foi um dos livros de negócios mais inspiradores que já li . Desde a ideia de como usar a criatividade como uma ferramenta para inovação até como gerir uma empresa rica em talentos e desenvolver produtos inovadores onde os clientes nunca imaginaram que existiam. Assim foi com o Mac, iPod, iPad e sua famosa linha de iPhones. Neste livro aprendi que “o design é função não forma” e “design não é apenas desenho”

Postado em 23/02/2021 2021 11:49 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 23/02/2021 12:03

Colunista

Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional de Educação para Executivos e Editor Executivo do Jornal do Sertão

Em mais uma edição de nossa série a dica hoje vai para um excelente livro que traz a forma como o gênio Steve Jobs pensava e criava seus produtos. De fato, genial.

A  Cabeça de Steve Jobs de Lender Kahney foi um dos livros de negócios mais inspiradores que já li .

Desde a ideia de como usar a criatividade como uma ferramenta para inovação até como gerir uma empresa rica em talentos e desenvolver produtos inovadores onde os clientes nunca imaginaram que existiam. Assim foi com o Mac, iPod, iPad e sua famosa linha de iPhones.

Neste livro aprendi que “o design é função não forma” e “design não é apenas desenho” . Daí as inúmeras possibilidades de se aplicar o conceito de design como função; design de negócios por exemplo.

O autor nos traz de forma detalhada as principais fontes de inspiração de Jobs, desde a sua obstinação pelos detalhes ao seu peculiar modo de usar o não, como forma de manter o foco no seu negócio.

Um outro conceito fantástico de Jobs que aprendi é que a embalagem faz parte do produto que você vende. Daí o tempo que Jobs gastava em encontrar a embalagem que acompanha os produtos da Apple.

O conceito de embalagem como uma parte integrante do produto foi a chave para criação da famosa WineBox da Wine.com.br, enquanto fui seu primeiro CFO. Orgulho de ter feito parte desse time e adquirir tamanha experiência.

A WineBox foi uma inovação no e-commerce de vinhos no Brasil, à época, inspirada nas ideias de Steve Jobs.Onde o ato de tirar o produto da caixa é parte da experiência de comprar o produto.

JS Educação

Quem é Aloísio Sotero: Diretor de Programas de Lifelong Learning da BAEX e mentor de Negócios Digitais no Brasil e no exterior. Foi CFO e co-fundador da wine.com.br, o maior e-commerce pure play da América Latina. Já realizou projetos para a Gazeta Mercantil (SP), investnews (Portugal), Duty-free (Suiça),Wine(SP), Academia Europea di Firenzi (Itália) Foi professor convidado nos Programas Study Abroad de Economia Digital na Itália.