Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de abril de 2021

Saúde

Serra Talhada seguindo exemplos de países europeus começa a testagem em massa para identificar infectados com Covid

Serra Talhada investe na tstagem em massa para identificar infectados com a Covid-19. A testagem foi iniciada nesta segunda-feira, 22 de março. Além da testagem que é realizada no Laboratório Municipal, está sendo usada uma unidade móvel específica circulando pelos bairros e distritos do município, ofertando testagem rápida à população. Até agora já foram feitos mais de 40 mil testes, entre exames no laboratório e na unidade móvel. Cidades de Pajeú entraram em lockdown na quarta-feira, 24 de março, mas Serra Talhada não está inclusa na medida.

Postado em 22/03/2021 2021 19:14 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 22/03/2021 20:46

 

Prefeitura de Serra Talhada está investindo na testagem em massa da população. foto Prefeitura de ST

Nesta segunda-feira, 22 de março, a cidade de Serra Talhada iniciou uma ação pioneira no controle da Covid-19 no município sertanejo. Com uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, equipes vão passar nos bairros e fazer a testagem de moradores para identificar possíveis contaminados pelo novo coronavírus.

“O município vem investindo na aquisição e aplicação de testes rápidos na população, uma maneira eficaz e rápida que nós temos de identificarmos casos positivos e, consequentemente, mapearmos a circulação do vírus. Além da testagem que é realizada no nosso Laboratório Municipal, nós estamos com uma unidade móvel específica circulando pelos bairros e distritos do município ofertando testagem rápida à população”, explicou a secretária de Saúde, Lisbeth Lima.

 

Busca ativa da Covid em toda a cidade

Ainda segundo Lisbeth, para fazer o teste basta apresentar documentos pessoais e ser morador do município. “É um procedimento rápido e simples, onde a pessoa só precisa residir em Serra Talhada e apresentar sua documentação pessoal no momento do atendimento, inclusive menores de idade acompanhados pelos pais ou responsáveis”, pontuou.

Vale salientar que, em todos os municípios sertanejos, a testagem só é realizada em pessoas sintomáticas ou que tiveram comprovadamente contato com infectados. Mas diversas empresas brasileiras investem na testagem de colaboradores, a exemplo do Grupo Globo. Além disso, países europeus, como Malta e Portugal, testam periodicamente a população.

Uma unidade móvel está percorrendo bairros e distritos para mapear a Covid-19. foto prefeitura de ST

Exemplo estrangeiro na Educação

A iniciativa de Serra Talhada, incluindo moradores de diversos bairros e com critérios simples, vai além dos exemplos estrangeiros citados em reportagens anteriores do Jornal do Sertão

O JS relatou em 9 de fevereiro que em Portugal, desde o dia 20 de janeiro é feita a testagem rápida, através do teste antígenos nas escolas públicas e privadas. O jornalista Cesar Rocha, sertanejo de Petrolina-PE, que mora e trabalha agora em Portugal, atestou que a ampla testagem é realizada no país.

Medida similar também foi adotada nas universidades e escolas do Reino Unido, nas instituições de ensino de Israel e dos Estados Unidos. 

Balanço de testagem em Serra Talhada

Segundo a prefeitura de Serra Talhada, até agora já foram feitos mais de 40 mil testes, entre exames no laboratório e na unidade móvel. A secretária da pasta informou ainda que a testagem será feita durante a semana nos bairros e nos distritos aos finais de semana.



 

Lockdown no Sertão do Pajeú não inclui Serra Talhada

A partir desta quarta-feira, 24 de março, até o dia 28 deste mês, as cidades do Pajeú entrarão em lockdown. Os prefeitos da região discutiram nesta segunda-feira, 22 deste mês, uma reunião para definir regras dos 5 dias medidas restritivas mais rigorosas.

A medida permite apenas o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis. Outros estabelecimentos poderão funcionar por delivery. No entanto, segundo a assessoria da prefeitura, Serra Talhada não terá lockdown. 

Na semana passada, a prefeita Marcia Conrado informou que o município está em constante monitoramento do número de casos, taxa de ocupação de leitos, insumos e medicamentos. E destacou que, até o momento, não há sinalização para aplicação de medidas mais rígidas ao isolamento social.