Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de abril de 2021

Ciência e Tecnologia

Instagram tem sido aliado das prefeituras do Sertão na divulgação da imunização contra Covid-19

As mídias sociais têm sido verdadeiras aliadas na disseminação de informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Os chamados “vacinômetros”, que geralmente são distribuídos no Instagram a cada nova remessa de imunizações aplicadas na população. Nas Prefeituras do Sertão de Pernambuco, a prática já foi incorporada ao cotidiano e auxilia na transparência dos dados, além de atingir um grande público que pode ter acesso inclusive aos respectivos cronogramas de vacinação.

Postado em 02/04/2021 2021 07:00 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 02/04/2021 06:44

 

Foto: Reprodução Internet

Criada como uma rede para compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários em 2010, o Instagram  tem sido cada vez mais utilizado como fonte de informação e notícias. Portais, blogs, revistas e jornais, inclusive o Jornal do Sertão, utiliza a ferramenta para se aproximar do público e gerar um alcance maior de suas notícias. Além disso, é cada vez mais comum a presença digital de órgãos institucionais, como prefeituras na rede, e, com a pandemia do novo coronavírus, as informações sobre vacinação e boletins diários da doença tem sido uma forma de garantir a agilidade na transparência dos dados e disseminação dos fatos.

As Prefeituras do Sertão pernambucano têm realizado um trabalho de divulgação dos “vacinômetros” cada vez que chega uma nova remessa de doses no Estado.  É o caso da Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Com 34,4 mil seguidores, as publicações sobre vacinas, locais de vacinação e e porcentagem são atualizadas com frequência.

Sertão do São Franscisco 

Em Petrolina, a página do Instagram da prefeitura tem cerca de 76,5 mil seguidores e as informações de vacinas são colocadas diariamente. O mesmo podemos observar na página da prefeitura de Lagoa Grande, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.

Sertão do Moxotó

Em Arcoverde, a página da prefeitura, que tem cerca de 22,5 mil seguidores coloca  os dados da vacinação de forma diária junto aos boletins da Covid-19.  O mesmo pode se observar em Custódia e Sertânia.

Sertão do Araripe

No Araripe a dinâmica de divulgação das vacinas não é diferente. Araripina, município que mais vacinou na região, também desenvolve um trabalho diário nas redes sociais para levar informação a cerca de 17,7mil pessoas. Afogados da Ingazeira, com 14,1 mil  seguidores divulga seu vacinômetro com frequência. 

Importante salientar que há outras cidades que compõem o Sertão, e verificamos que todas elas possuem o cuidado de divulgar os dados sobre a Covid-19 através das redes sociais e, juntas, somam quase meio milhão de seguidores.