Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de setembro de 2021

Saúde

Telemedicina já é uma realidade no Sertão do Pajeú Pernambuco

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem ampliado os atendimentos médicos especializados via consultas e exames que se utilizam das tecnologias da telemedicina. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os procedimentos estão sendo realizados no Centro Municipal de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. O atendimento de telemedicina foi ampliado para a especialidade de dermatologia, onde os pacientes podem ser atendidos por meio de modernas tecnologias, com exames e consultas de especialistas por videoconferência. Afogados da Ingazeira também foi pioneira com a implantação do passaporte imunológico digital, o Chronus i-Passport, desenvolvido pela empresa francesa de tecnologia Mooh! Teleconsultas e prontuários eletrônicos são algumas das novidades já adotadas na região

Postado em 11/04/2021 2021 06:21 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 11/04/2021 08:33

Imagem Divulgação

Desde a edição da Resolução nº 2.227/2018, do CFM (Conselho Federal de Medicina) que definiu alguns procedimentos referentes à prática da telemedicina no Brasil, com utilização de tecnologias para fins de assistência, educação, prevenção de doenças e lesões e promoção da saúde, a prática alcançou ainda mais espaço com a pandemia, após permissão do Ministério da saúde.

Nesse contexto, o telediagnóstico e a teleconsulta destacam-se como alternativas para os pacientes serem atendidos em suas casas ou em locais públicos ou privados próximos,  respeitando-se a comunicação à distância. Ciente das dificuldades, em tempos de pandemia, a  Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem ampliado os atendimentos médicos especializados via consultas e exames que se utilizam das tecnologias da telemedicina.

A videoconferência como instrumento da teleconsulta

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, os procedimentos estão sendo realizados no Centro Municipal de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. O atendimento de telemedicina foi ampliado para a especialidade de dermatologia, onde os pacientes podem ser atendidos por meio de modernas tecnologias, com exames e consultas de especialistas por videoconferência. Uma parceria feita com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) cedeu equipamentos, incluindo o computador, a internet, e instrumentos tecnológicos para exames.



 

“Estamos hoje realizando a Teledermatologia.Temos uma fila de espera na dermatologia muito grande”, disse Artur Amorim, secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira. Há previsão de ampliação do serviço para outras áreas, como nutrição e psicologia, como também, levar o atendimento para a zona rural.

Um Passaporte digital para impulsionar a economia 

Afogados da Ingazeira também foi pioneira com a implantação do passaporte imunológico digital, o Chronus i-Passport, desenvolvido pela empresa francesa de tecnologia Mooh! Tech. Os custos foram integralmente bancados através de doação feita pelo empresário afogadense Jurandir Pires, proprietário da rede de loja de departamentos Jurandir Pires. 

O Chronus i-Passport já começou a ser utilizado pelos profissionais de saúde e será ampliado para toda a população de Afogados, a medida que esta for sendo imunizada. Ele permite um sistema de identificação e proteção profilática, para implantar infraestrutura adequada e necessária ao retorno dos cidadãos às atividades cotidianas de forma segura e organizada. Essa é uma ação progressiva e contínua para restabelecer a normalidade social, segundo informe da Mooh! Tech. O i-Passaport é um passaporte de profilaxia que registra informações sobre vacinas, aliando a funcionalidade de um cartão de vacinação – nacional e internacional e, também de um passaporte, à agilidade e praticidade de um aplicativo de celular



Com a ampliação da vacinação, a Prefeitura pretende estender o uso do passaporte para toda a população imunizada. Afogados da Ingazeira é a primeira cidade do Brasil que utiliza o i-Passport como mecanismo de exigência na execução e fiscalização de políticas públicas de controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados. 

Carnaíba já utiliza prontuário eletrônico

Para garantir mais agilidade e eficácia nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Carnaíba instituiu o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), uma plataforma digital do Ministério da Saúde que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretária de Saúde do município,  Alessandra Sandes, o PEC proporciona ganhos na qualidade e na gestão da atenção básica tanto para os profissionais de saúde quanto para o cidadão. As equipes de todas as UBS passaram por treinamento para aprender a operacionalidade do sistema.

Recursos próprios na aquisição 

A Prefeitura investiu recursos próprios para otimizar os serviços.O PEC foi implantado nas nove unidades de saúde da família do município. Para isso, a gestão municipal adquiriu 45 computadores. Foram instalados diversos pontos de internet nessas UBS. Com a instalação do PEC cada profissional da unidade registra em tempo real o atendimento feito ao usuário. Dessa forma, a gestão municipal e o usuário, quando solicitado, terá acesso às informações de saúde mais qualificadas, esclareceu Sandes.

Segundo o Ministério da Saúde, o prontuário eletrônico possibilita que os usuários possam ter o registro de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) e o módulo de acompanhamento de condições de saúde. Outras funcionalidades são a transmissão de prescrições de medicamentos e encaminhamentos para o centralizador nacional e o envio automático para as instalações centralizadoras estaduais, por exemplo.

As vantagens da telemedicina

Para especialistas, a telemedicina é uma tecnologia que pode agregar muito ao setor de saúde. A tecnologia permite, por exemplo, tanto para o estabelecimento público ou privado a descentralização da assistência, redução de custos, maior troca de informações entre os profissionais e a integração entre os serviços como emitir e enviar laudos médicos de maneira digital para a conta de acesso do paciente.