Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de março de 2024

Economia

Agir ou reagir? Por Tikinha Albuquerque

Hoje Tikinha fala sobre a diferença entre Agir e reagir e diz que o agir, geralmente é pensado e programado; o reagir na maioria das vezes, é por impulso.

Postado em 19/04/2021 2021 19:49 , Economia. Atualizado em 21/04/2021 17:23

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS. Foto: Arquivo Pessoal

Você conhece a diferença?
Agimos como queremos ser, porém, reagimos como SOMOS de fato.
Agir é mais importante que reagir, o agir geralmente é pensado e programado; o reagir na maioria das vezes é por impulso.

“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.” T. Harv Eker

Entender que são os pensamentos que comandam nossas ações é essencial para aumentar a consciência sobre nós mesmos. “Aonde está o seu foco, lá estará o seu coração”. Os pensamentos, em sua maioria, são involuntários, ou ainda, promovidos pelo ambiente que é fator determinante para bons e maus pensamentos, a questão é quando deixamos que os pensamentos permeiem a nossa mente sem controle, alimentando o que lá está; e com toda certeza eles irão impactar em nossos sentimentos, que automaticamente irão controlar e comandar os nossos comportamentos, e consequentemente, influenciarão diretamente os nossos resultados.

Vamos entender melhor como funciona na prática:

Se você ao acordar já tem em sua mente um pensamento negativo: hoje o dia será estressante, tenho aquela situação complicada para resolver e não sei por onde começar, aos poucos seus sentimentos são impactados, gerando em você sensação de medo, insegurança, fraqueza… é nesse momento que você escolhe agir ou reagir. Se parar e analisar o que depende realmente de você, entender que tem desafios sim, e ajustar as suas ações, seus resultados terão maiores chances de serem satisfatórios, porém, se alimentar o pensamento com falas do tipo: para mim nada dá certo, meu chefe faz assim, meu marido faz assado… provavelmente seus resultados serão insatisfatório e sua crença de que o dia seria ruim de fato se concretizou, conseguiu entender?

Pesquisas com pessoas bem-sucedidas comprovam que a maioria já tivera fracassos em suas vidas pessoais ou profissionais, porém, a persistência e a forma como conduzem os seus pensamentos e ações, que as fazem pessoas especiais e com resultados extraordinários.
Mudar seu padrão de pensamento. O seu modelo mental, ou seja, sua percepção sobre o mundo que o rodeia é o principal responsável por você ter fracasso ou sucesso.

“A vida é 10% de do que acontece com você; os outros 90% é como você reage os acontecimentos.”

Quando você gerencia suas emoções, passa ser autor dos seus próprios pensamentos e ações, fortalecendo-se emocionalmente, para cada dia escolher viver AGINDO e não REAGINDO, sendo protagonista da sua própria existência. Você pode desenvolver-se e conquistar uma vida autêntica, autodeterminada, com maior segurança e motivação consigo mesmo, tanto no nível dos sentimentos, quanto dos pensamentos e ações. Nada na vida acontece por acaso. Simplesmente nada…tudo há uma razão de ser.

Você pode escolher entre duas opções: Agir ou Reagir.
Então, qual você escolhe?