Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 23 de julho de 2021

Agronegócios

Pandemia leva maior feira de fruticultura irrigada da América Latina para formato digital

A Feira Nacional da Agricultura Irrigada, Fenagri 2021 que está marcada para ser realizada de 6 a 9 de outubro deste ano em Petrolina, no Sertão Pernambucano, terá formato digital e físico, ou seja, será realizada simultaneamente, de maneira presencial e on-line.

Postado em 19/04/2021 2021 07:00 , Agronegócios. Atualizado em 19/04/2021 01:23

Fenagri será realizada no formato digital e presencial. Foto: ASCOM

A pandemia do novo Coronavírus tem mudado a rotina das pessoas há mais de um ano. Com a proibição de aglomerações para evitar a contaminação da doença, tudo está tendo que se adaptar. A Feira Nacional da Agricultura Irrigada, Fenagri 2021, pela primeira vez está tendo que ir para o ambiente virtual. A Fenagri é realizada há 35 anos desde a sua primeira edição. Mas como não foi realizada em alguns anos, esta é a 28ª edição.

Segundo o Gerente Executivo da Valexport, Tássio Lustosa, já existe autorização do Governo do Estado de Pernambuco para que a feira ocorra, visto que a partir de 5 de maio feiras deste tipo deverão ocorrer. “Pessoas vão poder estar lá presencialmente como vão poder participar de casa por um link. Vão poder navegar pela feira de dentro de casa, participar de cursos, minicursos, fórum e toda a grade que a Fenagri pode possibilita”, disse.

Tássio Lustosa. Foto: Arquivo pessoal

Fenagri, uma tradição do Vale do São Francisco

A Fenagri começou como Feira do Melão. Anos após tornou-se Fenar para então ser a Fenagri como atualmente é conhecida. Inicialmente ela era realizada em Juazeiro, na Bahia. Mas depois passou a alternar, sendo também realizada em Petrolina. Desde 2010 ela é realizada a cada dois anos em uma das duas cidades do Vale. A última edição foi em 2010 em Juazeiro. Em 2020, a Fenagri teve que ser cancelada devido à pandemia, mas este ano foi remodelada para a sua realização.

A Fenagri reúne pessoas de todo o Brasil e até de outros países. “É um evento que você consegue aglomerar instituições federais, empresas que fornecem implementos agrícolas, portos, bancos que financiam a produção, entre outros”, destacou Tássio.

O evento gera aproximadamente 150 milhões em negócios. O público médio de visitação da Fenagri é em torno de 15 mil pessoas por dia. Esse ano serão montados 200 estandes para grandes e pequenos expositores.

O evento de forma virtual é uma aposta feita pelos realizadores. Mas Tássio acredita que essa novidade movida pela pandemia não deverá prejudicar a Fenagri deste ano. “A gente está vivendo um momento que tudo vai para o on-line, desde as aulas, reuniões, tudo hoje está caminhando para o on-line. Essa questão pode atrapalhar, mas pode agregar, por ventura, alguém que não participava de um evento como esse e pode acessá-lo de onde estiver e participar. Tem os pontos negativos e positivos”, reforçou.

Thiago Brito acima. Foto: Arquivo pessoal

Segurança Sanitária na Fenagri 2021

A Fenagri 2021 é uma realização da Valexport, Abrafrutas e Prefeitura de Petrolina. De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Fenagri 2021, Thiago Brito, a estrutura presencial está sendo montada seguindo as normas de segurança sanitária. “Todo cuidado que estamos tendo para a realização da feira tem passado pelo protocolo de segurança desde o distanciamento de banheiro, largura de corredores, exposição de álcool, distanciamento em áreas de arena ou qualquer possível aglomeração, concentração da alimentação em uma praça de alimentação como definir o distanciamento para que não haja aglomeração em estandes, por exemplo. São coisas que nós estamos adaptando a feira para a sua realização.