Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de julho de 2021

Política

São José do Egito amplia restrições para frear avanço da Covid-19

Decreto municipal determina fechamento do comércio, inclusive supermercados, mercados, mercadinhos e comércios de pequeno porte, aos domingos e feriados em São José do Egito. Medida é uma tentativa de conter o avanço de novos casos da doença na cidade, que já acumula um total de 33 vidas perdidas pela Covid-19.

Postado em 30/04/2021 2021 12:12 , Política. Atualizado em 30/04/2021 13:25

Jornalista , Editor Antônio José em Política

Foto: Divulgação

Com um total de 33 vidas perdidas pela Covid-19 desde o início da pandemia da doença no Brasil, São José do Egito amplia o decreto municipal que proíbe a abertura do comércio, inclusive supermercados, mercados, mercadinhos e comércios de pequeno porte, aos domingos. Agora, a partir do próximo feriado, neste domingo, dia 1º de maio, a normatiza municipal passa a ser aplicada também aos feriados.

Desde o dia 20 de dezembro, a prefeitura de São José do Egito tem promovido esse fechamento de atividades essenciais e não-essenciais aos domingos como tentativa de frear possíveis aglomerações, evitando, dessa forma, ao aumento de casos da doença na cidade. Contudo, diante do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com nove casos da doença confirmados nas últimas 24h, foi necessário endurecer as regras. “Hoje, nós tivemos a confirmação de outras 9 pessoas infectadas. Atualmente, nossa equipe multidisciplinar está acompanhando 4 internos na UTI da UPA/COVID, 5 pacientes internados em hospitais de outras localidades e mais 15 que testaram positivo para o vírus e estão cumprindo isolamento domiciliar”, revela nota da Prefeitura de São José do Egito.

Desta forma, fica estabelecido, por tempo indeterminado, o fechamento de todas as atividades comerciais aos domingos e feriados, inclusive supermercados, mercados, mercadinhos e comércios de pequeno porte. Apenas os postos de combustíveis, farmácias e unidades de saúde estão excluídos dessa determinação municipal.

De acordo com o decreto, a venda via entrega (Delivery), está autorizada para quaisquer produtos, desde que resguardadas os procedimentos de segurança.

Foto: Reprodução Net

Funcionamento durante a semana e aos sábados

De segunda a sexta, as atividades econômicas na cidade seguem as regras previstas no decreto estadual, das 8h às 18h. Já aos sábados, outro decreto municipal está em vigência desde o fim do ano passado. Desta forma, as atividades econômicas nesse dia vão das 6h às 14h.

Foto: Divulgação

Balanço da vacinação na cidade

De acordo com último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), divulgado na quinta-feira, dia 29, São José do Egito ministrou 83,5% das doses das vacinas enviadas à cidade.

Vale lembrar que de acordo com o Plano Nacional de Imunização, atualmente, estão sendo beneficiados com a vacina trabalhadores de saúde, população indígena, idosos, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizada, povos quilombolas e forças de segurança e salvamento. 

A partir da próxima semana, com a chegada de novas doses do imunizante ao Estado, será iniciado em todo território pernambucano, a imunização do grupo de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas.