Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de setembro de 2021

Cidades

Aeroporto de Serra Talhada se torna ponto de entrega de vacinas para mais de 50 cidades do Sertão de Pernambuco e Paraíba

Inaugurado em novembro de 2020, o Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, tem sido fundamental na logística de distribuição de doses das vacinas contra a Covid-19, que conta atualmente com dois voos semanais da companhia Azul. Por meio dele estão sendo distribuídas vacinas para mais de 50 cidades dos sertões de Pernambuco e da Paraíba, favorecendo cerca de 1 milhão de pessoas. De acordo com a gerente da XI Geres, Karla Millene Cantarelli, além de ponto de entrega de vacinas, o aeroporto é divisor de águas no transporte aéreo de pacientes em estado grave, para a capital pernambucana.

Postado em 09/06/2021 2021 14:41 , Cidades. Atualizado em 09/06/2021 14:41

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades

Chegada de vacinas no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada. Foto: XI Geres

Localizado estrategicamente na região central do Sertão pernambucano e na divisa com os estados da Paraíba e Ceará, o Aeroporto Santa Magalhães proporciona mais agilidade no escoamento do imunizante entre as 35 cidades da 3ª Macrorregional de Saúde, atendendo 10 municípios da XI Geres, de Serra Talhada, no Pajeú; 13 munícipios da VI Geres, de Arcoverde, no Moxotó; e 12 municípios da X Geres, de Afogados da Ingazeira, no Pajeú; além de distribuir vacinas para 07 cidades da VII Geres, de Salgueiro, no Sertão Central. 

Sua localização estratégica também beneficia a distribuição de vacinas para o Sertão da Paraíba, atendendo cidades da região de Princesa Isabel, município de 24 mil habitantes, que faz divisa com Tavares, Manaíra, São José de Princesa, Nova Olinda, Pedra Branca e Boa Ventura. 

Embora os imunizantes também cheguem à região através de transportes terrestres, o aeroporto contribui com maior agilidade no processo e é muito importante,  porque não traz somente as vacinas para os dez municípios da XI Geres, com sede em Serra Talhada; ele recebe vacinas para as geres de Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, extrapolando a nossa região; além de atender municípios circunvizinhos da região de Princesa Isabel, no estado da Paraíba”, explicou a gerente da XI Geres, Karla Millene Cantarelli.



 

Aeroporto Salva Vidas 

Ainda de acordo com Karla Milene, o Aeroporto Santa Magalhães cumpre outro papel que tem sido fundamental para salvar vidas, que é o transporte aéreo de pacientes em estado grave para o Recife. “Além de ajudar nesse momento de pandemia na distribuição rápida das vacinas, o aeroporto ajuda na remoção aérea de pacientes graves que são transferidos para a capital pernambucana, pacientes que não podem ir em UTIs terrestres e necessitam de aeronaves para um socorro em tempo hábil de salvar suas vidas”, acrescentou. 

Somando as populações das cidades de Pernambuco e Paraíba, são mais de 1 milhão de pessoas nas cidades beneficiadas pelas doses distribuídas através do Santa Magalhães, sendo contabilizadas a passagem de mais de 100 mil doses somente nos três primeiros meses de distribuição dos imunizantes pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

O Aeroporto

O Aeroporto Santa Magalhães foi inaugurado em 11 de novembro de 2020, com o primeiro voo da companhia Azul Linhas Aéreas, que decolou às 8h15 do Aeroporto Guararapes, no Recife, com destino a Serra Talhada. O voo durou cerca de uma hora e meia e contou com a presença do governador Paulo Câmara. 

Voo inaugural da Azul em Serra Talhada. Foto: Sérgio Bernardo/SEI.

Responsável pelas operações da Azul nas regiões do Agreste e Sertão, a empresa sub-regional Azul Conecta vem operando voos comerciais regulares duas vezes por semana entre Recife e Serra Talhada, utilizando aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para 09 passageiros e 150 kg de carga. No entanto, em virtude da alta demanda de passageiros, a companhia já considera a possibilidade de ampliação dos voos para 70 passageiros, operando com aeronaves modelo ATR 72-600. 

 

Ampliação de aeronaves

Apesar do sucesso nas operações da Azul Conecta entre Recife, Serra Talhada e Caruaru, contabilizando mais de 5 mil passageiros entre novembro de 2020 e abril de 2021, a ampliação das aeronaves para o modelo ATR 72-600 depende de melhorias na infraestrutura do Aeroporto Santa Magalhães, que inda não dispõe do Terminal Definitivo de Passageiros e da cerca de proteção.