Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de novembro de 2021

Cidades

No Sertão, Implantação do SAMU Regional  beneficiará mais de 860 mil pessoas

O Consórcio de Integração de Municípios do Pajeú – Cimpajeú, com sede em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, iniciou na última quinta-feira, 10 de junho, o trabalho de inspeção e instalação de rádios móveis nas ambulâncias de suporte básico (USB) e ambulâncias de suporte avançado (USA) das cidades que compõem a primeira etapa do SAMU Consorciado da III Macrorregião de Saúde de Pernambuco.

Postado em 16/06/2021 2021 06:04 , Cidades. Atualizado em 16/06/2021 10:46

Jornalista ,

O serviço cobrirá uma área de 8.652.340,20 km², atendendo uma população estimada de mais de 860.421 mil pessoas, distribuída entre 35 cidades localizadas no Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó e Sertão Central. A Central de Regulação será em Serra Talhada, onde a prefeita Márcia Conrado comemorou mais uma etapa avançada. “Com a instalação dos rádios móveis nas viaturas estamos dando mais um passo importante para o funcionamento do SAMU Regional, serviço essencial que atenderá milhares de pessoas da terceira macrorregional de saúde, ajudando a salvar muitas vidas. Serra Talhada está com a Central de Regulação pronta, só aguardando o início do funcionamento desse serviço, que é fruto de muita luta de toda a região através do Cimpajeú”, disse a gestora.

 

Instalação de rádios móveis 

A inspeção e instalação dos rádios móveis teve início na Central de Regulação do SAMU, em Serra Talhada, e na cidade de Afogados da Ingazeira, atendendo as viaturas das unidades de saúde das cidades de Serra Talhada, Flores, Manari, Iguaracy, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Petrolândia, São José do Egito, Sertânia e Itapetim. Nesta semana, a equipe técnica do Cimpajeú, composta por Hebert Inácio, Renata Alves, Artur Amorim e Hilana Santana, fará a fiscalização nas cidades onde ficarão localizadas bases descentralizadas do SAMU, passando por Iguaracy, Ingazeira, Petrolândia, Manari, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, São José do Egito, Itapetim e Sertânia.



 

Central de Regulação em Serra Talhada

A Central de Regulação do SAMU será em Serra Talhada, de onde partirá o direcionamento de todos os resgates, contando com 24 ambulâncias de suporte básico (USB), 04 ambulâncias de suporte avançado (USA), 49 médicos, 16 enfermeiros, 112 técnicos de enfermagem e 112 condutores socorristas.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, comemorou mais uma etapa para o funcionamento do serviço. “Com a instalação dos rádios móveis nas viaturas estamos dando mais um passo importante para o funcionamento do SAMU Regional, serviço essencial que atenderá milhares de pessoas da terceira macrorregional de saúde, ajudando a salvar muitas vidas. Serra Talhada está com a Central de Regulação pronta, só aguardando o início do funcionamento desse serviço, que é fruto de muita luta de toda a região através do Cimpajeú”, disse a gestora.

 

Mais 860 mil pessoas beneficiadas

O SAMU Consorciado da III Macrorregião de Saúde cobrirá uma área de 8.652.340,20 km², atendendo uma população estimada de mais de 860.421 mil pessoas, distribuída entre 35 cidades localizadas no Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó e Sertão Central. As cidades fazem parte da VI Geres, com sede em Arcoverde; X Geres, com sede em Afogados da Ingazeira; e XI Geres, com sede em Serra Talhada.

O serviço será implantado em duas etapas distintas. Na primeira etapa serão contempladas as cidades de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Manari, Petrolândia, Sertânia, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito e Flores. A segunda etapa incluirá Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Pedra, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Brejinho, Quixaba, Santa Terezinha, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte e Itacuruba.