Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Economia

Os Desafios de Aprender Por Tikinha Albuquerque

Empreender sempre foi um assunto em voga, atual,  além de polêmico onde a base do sucesso,  não está na montagem de uma empresa,  mas sim no conhecimento da atividade por meio do aprendizado constante.  

Postado em 21/06/2021 2021 12:15 , Economia. Atualizado em 21/06/2021 12:15

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

 

Empreender sempre foi um assunto em voga, atual,  além de polêmico onde a base do sucesso,  não está na montagem de uma empresa,  mas sim no conhecimento da atividade por meio do aprendizado constante.  

“Empreendedorismo é um jogo que não tem regras e vai muito além de simplesmente ter uma empresa. É um estilo de vida que usa como parâmetro o aprendizado constante e a capacidade de inovar.” Alice Salvo Sosnowski

 

O Que Te Motiva ou Te Assusta

Acordar e saber o que vai te acontecer nas próximas semanas, meses e anos,  ou começar uma jornada sem ter certeza de onde exatamente vai chegar? A verdade é que a própria vida já é uma aventura cheia de altos e baixos, com riscos inerentes a viver, desafios e incertezas, o que nos obriga a nascermos empreendedores e mantermos esta habilidade até o fim. Por esses motivos, o melhor a fazer é aprender a conviver com as incertezas da vida,compreender seus percursos e buscar amenizar os impactos no nosso dia a dia. 



Empreender é Uma Jornada de Incertezas

Como seres humanos buscamos minimizar estas incertezas e encontrar o famoso lugar seguro (a famosa caixinha!), aonde eu controlamos os riscos e damos conta de tudo, entretanto, esta falsa sensação de segurança custa um preço: a famosa zona de conforto, capaz de aniquilar a criatividade e a inovação. Já os empreendedores de todas as épocas – desde os desbravadores de novas terras até os inovadores digitais, já entenderam que empreender é uma jornada de incerteza absolutamente necessária. “A única certeza para quem empreende é que não existe certeza de nada”, dizem os mais experientes.

 

O Que o Empreendedor Sabe Sobre o Amanhã?

Quase nada! Portanto, ele usa esta imprevisibilidade a seu favor.  Instiga seus instintos a desbravar o mundo ao se redor, se coloca na posição de aprendiz e agrega pessoas para transformar seus sonhos em objetivos, extrair do papel números e ideias e transformar em produtos ou serviços que trazem consigo a transformação. É bom frisar que o empreendedor também tem medo, incertezas e desafios, no entanto, para o empreendedor esse cenário é um campo fértil para vislumbrar novos cenários. Ah!…se o erro for inevitável, ele também está disposto a assumir suas falhas, corrigi-las e seguir em frente. 

 

Habilidade Além da Condição Profissional

Por isso, empreender não é apenas uma condição profissional, é uma habilidade intrínseca do ser humano que pode ser praticada e aperfeiçoada constantemente por quem almejar viver na zona de esforço e ter resultados impactantes. Para empreender e fazer do jeito certo… é muito importante ter um bom planejamento, ter visão de futuro e principalmente manter-se dedicado. Para colaborar com seu desenvolvimento como empreendedor e para que saiba por onde começar, indico aqui algumas atividades:

 

Indicação de Atividades Iniciais Para o Sucesso

1.- Mantenha sua mente aberta ao NOVO. Leia livros, faça cursos e esteja disposto a abandonar velhos aprendizados e aprender novos caminhos;

2.- Invista no seu autoconhecimento e alta performance, eles o ajudarão a manter-se focado no que realmente importa;

3.- Converse com pessoas que você admira, pode ser da sua área de atuação ou de atividades diversas, algumas ideias podem ser bem adaptadas;

4.- Treine a sua liderança;

5 – Invista na sua comunicação!

6 – Tenha coragem resiliência e muita persistência!

 

“O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo.” Napoleon Hill.