Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Cultura

Petrolina realiza exposição fotográfica em homenagem às festividades juninas

Teve início na noite desta segunda-feira (21), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a exposição fotográfica “Olhares Juninos”. Promovida pela Prefeitura Municipal, a exposição acontece de 21 a 30 de junho, no Transforma Petrolina, que fica dentro do Parque Municipal Josepha Coelho. A mostra conta com os fotógrafos conceituados Jonas Santos, Sérgio de Sá, Chico Egídio, Lizandra Martins, Lissandro Carvalho e Cristiano Almeida. Após o dia 31 de junho, a exposição será itinerante pelas ruas da capital do São Francisco.

Postado em 22/06/2021 2021 09:55 , Cultura. Atualizado em 22/06/2021 10:36

Jornalista , Editor Antônio José em Cultura

Fotos: Jonas Santos

 

A exposição fotográfica tem a intenção de lançar um olhar poético sobre as vivências culturais do mês de junho. O mês em que o coração do nordestino bate mais que zabumba em terreiro e é tomado pela alegria das fogueiras, das comidas típicas, das danças e folguedos.


“Esse é o mês que mais sentimos falta da alegria, do calor da fogueira, da família e de tudo que nos completa como sertanejo. A realização dessa exposição é uma forma de nos aglomeramos pelo olhar, de manter esse olho atento e vivo para nossas origens e cultura. Convidar esse time de fotógrafos sensíveis a esses olhares pra cidade de Petrolina é enriquecedor. É uma forma de distribuir sentimentos diante desse momento que estamos vivendo de distanciamento social”, destacou o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena.

Secretário executivo de Cultura, de P etrolina Cássio Lucena.

 

A coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi, também enfatiza o que a realização dessa exposição representa para a comunidade. “Pelo segundo ano consecutivo não poderemos celebrar os festejos juninos, algo tão presente na nossa cultura nordestina. Por isso, idealizamos essa exposição, para diminuir um pouco a saudade e manter acesa a chama da esperança”, ressaltou.

 

Fotógrafos convidados

A iniciativa conta com um rico material dos fotógrafos Jonas Santos, Sérgio de Sá, Chico Egídio, Lizandra Martins, Lissandro Carvalho e Cristiano Almeida. “A exposição fotográfica “Olhares Juninos” acontece num momento de muita saudade do São João, em especial esse ano que marca o segundo festejo cancelado pela pandemia do coronavírus. Data que está presente no coração de todo nordestino, principalmente no do sertanejo, é impossível chegar no mês de junho e não imaginar aquela canjica docinha, o milho quentinho, os barulhos das bombinhas que a molecada solta. E foi nesse sentimento de saudade que a SECULTE, em parceria com o Transforma Petrolina, idealizou a exposição. E para mim, enquanto fotógrafo e nordestino, é uma honra imensa colaborar com um pouco do meu olhar para esse projeto, trazendo alguns registros que representam a forma como enxergo um festejo tão colorido, alegre e multicultural, marcado pela expectativa de em 2022 voltarmos a comemorá-lo”, comentou o fotógrafo Jonas Santos.

Fotógrafo Jonas Santos, convidado da exposição “Olhares Juninos”.

Integrante do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, o fotógrafo Cristiano Almeida apresenta na exposição fotos do cotidiano sertanejo produzidas no contexto junino. “Estou muito agradecido à Prefeitura de Petrolina pelo convite para participar dessa exposição “Olhares Juninos”, disponibilizando algumas fotos de vaqueiros e quadrilhas juninas, fotos propícias nesse período junino”, disse. No grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, Cristiano produz ensaios fotográficos de estilo de vida, tradições, eventos e locais de interesse turístico e artístico-cultural no Sertão do São Francisco.

Fotógrafo Cristiano Almeida

 

Horário de visitação

 A partir desta terça-feira (22), a exposição poderá ser prestigiada das 8h às 12h e de 14h às 20h.  A Prefeitura de Petrolina reforça a necessidade das medidas de segurança contra a covid-19 durante a visitação.

A coletiva fotográfica acontecerá até o dia 30 de junho no Parque Municipal Josepha Coelho, e logo após estará itinerante pela cidade.