Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de novembro de 2021

Economia

Cresce aviação regional: Aumento de 26,97% em Petrolina e ampliação de voos em Serra Talhada

Setor afetado diretamente pela pandemia da Covid-19, a atividade turística começa a apresentar sinais de retomada em Pernambuco. Seguindo o fluxo da recuperação, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, dá sinais positivos para uma retomada segura. Em maio deste ano, foi registrado um aumento de 26,97% na movimentação de passageiros em comparação com o mês de abril. O terminal registrou 17.390 pessoas embarcando ou desembarcando neste período. Fortalecendo a aviação regional, o Governo do Estado anunciou que trabalhar para ampliação dos voos no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e início das operações comerciais para o Aeroporto de Araripina, no Sertão do Araripe.

Postado em 29/06/2021 2021 12:40 , Economia. Atualizado em 29/06/2021 13:00

Jornalista ,

Aeroporto Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Foto/Divulgação.

Setor afetado diretamente pela pandemia da Covid-19, a atividade turística começa a apresentar sinais de retomada em Pernambuco. O Estado ampliou em 20% a movimentação de passageiros no mês de maio com relação a abril, segundo dados da Agência Nacional de Aviação (Anac).

 

Aeroporto de Petrolina aumenta 26,97% movimentação

Seguindo o fluxo da recuperação no Estado, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, também dá sinais positivos para a retomada segura.

Em maio deste ano, foi registrado um aumento de 26,97% na movimentação de passageiros em comparação com o mês de abril. O terminal sertanejo registrou movimentação de 17.390 pessoas embarcando ou desembarcando neste período.

Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Foto/Divulgação

 

Governo busca ampliar voos no Sertão

De arco com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), o governo estadual visa ampliar a meta de consolidação da aviação regional em Pernambuco.

Nesta segunda-feira (28), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, esteve reunida com o diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento, e com o assessor da presidência, Ronaldo Veras.

O encontro aconteceu em Campinas, onde a titular da pasta visitou o centro de treinamento e o hangar da companhia, e tratou sobre a ampliação da capacidade dos voos nos aeroportos Oscar Laranjeiras, em Caruaru, e no Santa Magalhães, em Serra Talhada; e apresentou o planejamento para levar as operações comerciais para os municípios de Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe.

Secretária Fernandha Batista discute ampliação de voos no interior com representantes da Azul. Foto/Divulgação.

 

A secretária Fernandha Batista avaliou a reunião e a parceria com a Azul como positiva para o crescimento da infraestrutura aérea em Pernambuco. O governo informa que vem atuando ainda na readequação dos terminais de Garanhuns e Araripina, conectando o Agreste Meridional e o Sertão do Araripe com o Recife e o Brasil. Com o aporte de R$ 6 milhões, foi assinado contrato para a melhoria das pistas dos dois equipamentos.

“Tivemos uma intensa agenda junto a diretoria e vários técnicos da companhia aérea, onde pude acompanhar a simulação de voos e todo o trabalho mecânico para a manutenção das aeronaves. Estamos trabalhando no planejamento integrado, de modo a garantir, não só a consolidação dos voos e o aumento do porte das aeronaves e dos destinos partindo das cidades de Caruaru e Serra Talhada, mas também buscando garantir a aviação regional nos municípios de Garanhuns e Araripina,” comemorou.



As operações comerciais nos aeroportos Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central, e no Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foram iniciadas em novembro de 2020, com duas frequências de embarques e desembarques em cada base, em aviões Cessna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros.

Os voos são panorâmicos, em baixa altitude, o que permite a conexão 4G durante o trajeto. De dezembro de 2020 até maio deste ano, o Oscar Laranjeira recebeu, ao todo, 192 voos, sendo estes com 1.111 embarques e 816 desembarques. Já o Santa Magalhães, registrou 205 voos, com 1.488 passageiros embarcando e 1.402 desembarcando na cidade sertaneja.

 

Recife tem 2º voo mais procurado do País

Pernambuco dá passos importantes para uma retomada segura e exitosa na atividade turística. Duas boas notícias chegam como presente neste fim de junho: além de ampliar em 20% a movimentação de passageiros no mês de maio com relação a abril, no mesmo período, o Estado foi responsável pela operação do segundo voo mais procurado do País.

Pesquisa divulgada pelo Portal Aeroin analisou dados da Agência Nacional de Aviação (Anac) e listou as dez ligações mais movimentadas do Brasil no mês de maio. De acordo com a análise, a rota Guarulhos-Recife-Guarulhos foi a segunda mais procurada, contabilizando 108.403 passageiros no último mês. Os dados colocam o Aeroporto do Recife como o quarto maior do Brasil.

“Os números apresentados pela Anac e analisados pelo Aeroin e pela Unidade de Pesquisas da Empetur apontam que estamos no caminho certo da retomada gradual do nosso turismo. Já temos o segundo voo mais procurado do País e ficamos ainda mais felizes pelas companhias aéreas anunciarem o incremento das rotas agora para julho. Isso só nos incentiva a seguirmos fortalecendo nosso turismo, com todos os cuidados, reforçando os protocolos sanitários e capacitando os trabalhadores do setor por meio do Bora Pernambucar”, comenta o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Além da boa colocação da frequência Recife-Guarulhos, Pernambuco também conta o quarto terminal mais movimentado do País: o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. O ranking da Anac nos coloca atrás apenas de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinhas, SP) e Brasília.

Só em maio, o Aeroporto do Recife registrou 481.918 embarques e desembarques. No ranking do Nordeste, Salvador segue na 2ª colocação, contabilizando 268.573 visitantes no mês passado.