Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Cultura

63ª Festa dos Estudantes começa nesta quinta (29) com programação virtual em Triunfo

A cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú, realiza de 29 a 31 de julho a 63ª Festa dos Estudantes, dentro do Festival de Inverno de Triunfo 2021. Com uma programação virtual pelo segundo ano consecutivo, a festa contará com espetáculo teatral, mostra de músicas autorais com artistas da terra e apresentações culturais no Theatro Guarany. O gerente de Cultura e Diretor dos Museus de Triunfo, Jeancarlos Marins, fala sobre o desafio de manter a tradição da festa em tempos de pandemia da Covid-19.

Postado em 29/07/2021 2021 15:58 , Cultura. Atualizado em 29/07/2021 16:16

Jornalista , Editor Antônio José em Cultura

Imagem divulgação

Na abertura do evento, logo mais às 19h, haverá apresentação do Espetáculo Teatral Triunfo de Ouvi Dizer do coletivo Casa Espiral da Terra, e a exibição do documentário “Os Seresteiros de Triunfo”, produzido pelo projeto Caravana dos Direitos dos Idosos, da Secretaria de Assistência Social e do Banco Santander. Na sequência a 1ª Mostra de Música de Triunfo, que tem como tema central as belezas e culturas da cidade, considerada a mais bela de Pernambuco. Seis artistas da terra tiveram suas músicas autorais selecionadas para a Mostra, através de edital aberto com inscrição simplificada. O resultado será divulgado no encerramento da festa, no sábado (30/07).



Artista triunfense de renome nacional, o tenor Igor Alves se apresentará na Mostra com a canção autoral Minha Terra. “Minha inspiração é sobre a minha origem, antes de sair de Triunfo e levar o nome para todo o Brasil. E eu relembro muito a minha origem, a minha infância, a minha cidade, na missa, aos domingos, andando pela minha vizinhança, brincando com os amigos, e vendo as belezas naturais de Triunfo. E olha como Deus é bom, porque Triunfo é uma cidade no Sertão que tem um clima quase europeu, tem uma característica física de vilarejos italianos, e hoje eu canto música lírica e até a ópera que nasceu na Itália. Então, uniu as duas coisas, o canto e as belezas naturais da minha cidade, por isso a música Minha Terra retrará a história de um jovem humilde que saiu e foi buscar seu espaço e não esqueceu a sua origem, não esqueceu a sua amada terra”, afirmou o artista, que é pioneiro e embaixador da cultura lírica em toda a região do Sertão.

 

No segundo dia de programação, nesta sexta-feira (30/07), haverá apresentação das Cambindas de Triunfo, grupo de crianças e adolescentes que resgatam as memórias tradicionais dos festejos triunfenses; do Coco das Águas Claras, grupo tradicional da comunidade Quilombola de Águas Claras; Radiola Serra Alta, com batida eletrônica de raiz; Show Lual, com o artista Lucivaldo Ferreira, compositor e intérprete criador da música Senhor das Ladeiras; e os Caretas de Triunfo.

No encerramento, no sábado (31/07), será divulgado o resultado da votação da melhor canção autoral da I Mostra de Música, com entrega dos troféus aos vencedores, e show Bar dos Amigos, com os artistas da terra Renata Lima, Gerson Miller e Tássio Melo e Rafa Lima.

 

O gerente de Cultura e Diretor dos Museus de Triunfo, Jeancarlos Marins, fala sobre a realização do evento virtual pelo segundo ano consecutivo. “A Festa dos Estudantes sempre realizada no mês de julho é uma festa tradicional, consolidada na programação estadual de eventos, cheia de cultura, arte, histórias e memórias. Pelo segundo ano em formato virtual devido às normas e protocolos de segurança designados pela OMS e acatados pelo gestor local, para proteção e cuidado da população e seus visitantes. Aglomerar não é possível mais não podemos deixar morrer nossa história”, comentou.

 

PROGRAMAÇÃO

A partir das 19h

 

Quinta-feira, 29/07

Espetáculo – Triunfo de Ouvi Dizer

1ª Mostra de Música de Triunfo

 

Sexta-feira, 30/07

Cambindas de Triunfo

Jéssica Caetano e Radiola Serra Alta

Coco das Águas Claras

Show Lual

Caretas de Triunfo

 

Sábado, 31/07

Resultado e apresentação da 1ª Mostra de Música de Triunfo

Bar dos Amigos: Renata Lima, Rafa Lima, Gerson Miller e Tássio Melo