Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Viagens e Turismo

Movimentação turística volta a aquecer rede hoteleira de Triunfo no Sertão

Localizada no Sertão do Pajeú, a 405 km do Recife, Triunfo sofreu grande impacto no turismo com a pandemia da Covid-19 em 2020. Repleta de belezas naturais, riquezas arquitetônicas e clima serrano com temperaturas amenas que variam de 15 a 6 graus nos meses de frio, o Oasis do Sertão volta a apresentar sinais positivos de recuperação do setor, com ocupação oscilando entre 90% e 100% nas principais pousadas da cidade nos finais de semana do último mês de julho.

Postado em 04/08/2021 2021 13:20 , Viagens e Turismo. Atualizado em 04/08/2021 14:23

A cidade de 16 mil habitantes é um dos principias pontos turísticos de Pernambuco, chegando a atrair até 60 mil pessoas por temporada, principalmente durante o inverno, época em que acontece a Festa dos Estudantes, em julho, e o Festival de Cinema de Triunfo, em Agosto. A cidade também é um dos polos oficiais do Carnaval de Pernambuco.

Com a pandemia declarada em março de 2020, a movimentação turística na cidade sofreu grande impacto, bem como as festas tradicionais, que precisaram de adaptação para o formato virtual. Principal exemplo é a Festa dos Estudantes, realizada pelo segundo ano consecutivo sem a presença de público. A programação virtual aconteceu de 29 a 31 de julho, com transmissão pelo canal no YouTube da prefeitura local.

“A Festa dos Estudantes é de extrema importância para Triunfo, dentro da nossa temporada do inverno, que é a principal temporada de recebimento dos turistas, a nossa alta temporada, desde maio até o final de agosto, quando a gente tem temperaturas mais amenas, batendo em torno de 13 a 15 graus. E isso realmente chama os turistas, principalmente turistas da região do próprio Sertão, que são acostumados com temperaturas mais altas, com muito calor, e querem curtir um frio com a família. Esse ano infelizmente não pudemos executar o evento de forma presencial, com todo o aconchego do frio, mas tivemos uma festa comemorativa, com os artistas da cidade, levando em consideração a nossa produção cultural”, comentou o secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento e Lazer, Ozaildo de Souza Ferraz.



Apesar dos prejuízos impostos pela pandemia, Ozaildo explica que os turistas estão retornando à cidade e ocupando novamente a rede hoteleira. “Em relação à nossa visitação, a temporada do frio está sendo razoável para a época que estamos vivendo. Com essas reaberturas, a gente conseguiu ter os turistas de volta. A gente estava com uma demanda reprimida nessa questão e realmente estamos recebendo muitos turistas. No final de semana nossa taxa de ocupação relacionada aos leitos está bem alta, e isso é positivo porque a gente vê a economia girando, os donos de hotéis, pousadas, restaurantes, transportes turísticos, todos voltando às suas atividades mais ou menos normais. Ainda não podemos excede, fazer eventos, precisamos manter toda a fiscalização nos hotéis e restaurantes para não ter esse excesso e a gente não ser penalizados na frente, mas diante do cenário estamos voltando aos poucos e está sendo uma volta positiva”, afirmou o secretário.

 

Setor hoteleiro registra ocupação entre 90% e 100% no último mês de julho

 A movimentação de turistas vem animando o setor hoteleiro de Triunfo. Sócia-proprietária da Pousada Baixa Verde, uma das mais procuradas da cidade, Ana Carolina Macedo explica que no último mês de julho a pousada registrou ocupação em torno de 90% dos 64 leitos disponíveis, além de 2 mil visitantes no Engenho São Pedro. “A gente tem recebido muita gente da região, pessoas de Recife, de outras cidades. As pessoas têm buscado sair mais de casa, com segurança e consciência, usando máscaras, têm procurando o frio, buscando curtir a natureza, ao ar livre. Agora em julho tivemos em torno de noventa por cento de ocupação na pousada e foram dois mil visitantes no fins de semana e meio de semana na nossa cachaçaria, superando as expectativas da gente. E já estamos com os primeiros finais de semana de agosto lotados”, comentou a empresária.

Pousada Baixa Verde registra 90% de ocupação em julho. Foto:Divulgação

A movimentação positiva foi registrada também na Pousada Calugi, do empresário Hugo Gonçalves. “Desde junho, época do São João, nós já tivemos movimento de casa cheia nos finais de semana. Em julho, mês das férias, a movimentação também foi grande, tivemos cem por cento de ocupação, e já estamos com dois finais de semana lotados agora para agosto. São pessoas de várias cidades, como Recife, Maceió, gente do Rio Grande do Sul”, revelou o empresário. A Pousada Calugi dispõe de 16 apartamentos, podendo acomodar até 65 pessoas.

Entre os visitantes que passaram por Triunfo nos últimos dias, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra aproveitou o frio da cidade para descansar ao lado da família. A prefeita registrou algumas das belezas triunfenses em suas redes sociais. “Gente, estou curtindo o final de semana em família em Triunfo e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Muito bom turistar e conhecer um pouco mais da nossa história”, disse.

Prefeita Raquel Lyra com a família em Triunfo. Foto/Divulgação

A estudante de Direito paraibana, Juliany Bezerra, se rendeu aos encantos da cidade sertaneja. “É impossível não gostar de visitar Triunfo, curtir um clima diferente da nossa região, sem falar que a cidade é linda, acolhedora, com arquitetura que lembra cidades europeias. Eu sou da Paraíba, mas sempre que posso vou a Triunfo, recarregar as energias”, afirmou.

 

Pontos turísticos em Triunfo (PE)

Triunfo é privilegiada com uma diversidade de pontos turísticos, a exemplo do Açude João Barbosa Sitônio, Teleférico do Sesc, Engenho São Pedro, Casa Grande das Almas, Theatro Cinena Guarany, Museu do Cangaço, Pico do Papagaio, Cacimba de João Neco, Cachoeira do Pingas, Furna dos Holandeses/Furna da Lage, Portal da Cidade, Pedra da Cachorra, Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Igreja do Rosário e Casa dos Caretas.