Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de março de 2024

Ciência e Tecnologia

Empresa sertaneja investe em drones, software de gestão e certificações digitais

A Sanvale comemora a adoção da tecnologia da inovação para o bom desempenho do grupo nos últimos anos. Com atuação voltada à sustentabilidade e economia circular a empresa atua em três áreas: a Sanvale Gestão Ambiental,  empresa mãe com foco na gestão de resíduos industriais; a Sanvale Soluções Ambientais e a Sanpower Energia Solar, especializada em vender e elaborar projetos para instalar sistema fotovoltaico de microgeração

Postado em 10/08/2021 2021 11:49 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 10/08/2021 13:05

Colunista
Jornalista ,

Imagem Divulgação

 A tecnologia não é e nem nunca será algo distante, até porque é o homem mesmo quem cria e utiliza técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana. No Sertão pernambucano, desde 2003, a Sanvale Soluções Ambientais se dedica a proporcionar soluções ambientais eficientes e inovadoras às empresas, indústrias, fazendas, empreendimentos imobiliários e instituições não-governamentais. Mas, para oferecer soluções para o mercado, ela também segue na busca incansável por ferramentas que garantam celeridade, qualidade e segurança no trabalho diário.     

Ao Jornal do Sertão, o CEO da Sanvale, Rogério Ribeiro, detalhou como a inovação tecnológica tem contribuído para a gestão da empresa de Petrolina e o seu posicionamento no mercado. A Sanvale é um grupo de três empresas: a Sanvale Gestão Ambiental, que é a empresa mãe, nasceu há 30 anos e trabalha com a gestão de resíduos industriais para evitar a contaminação do meio ambiente; a Sanvale Soluções Ambientais que também atende a vários programas, voltados para a regularização da parte ambiental das empresas em três eixos (resíduos, energia e reuso de água). E a Sanpower Energia Solar, especializada em vender e projetar para instalar sistema fotovoltaico de microgeração, aquele sistema que é instalado em casas, pequenas e grandes empresas.

 

Gestão digital

Quando o assunto é ferramenta tecnológica, na Sanvale Gestão Ambiental um dos principais recursos vem da área de informática, a certificação digital das  propostas e contratos. “Há pouco tempo a gente tinha que imprimir, assinar e enviar para os nossos clientes, que são em sua maioria multinacionais com sede fora de Petrolina, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife. Aí os diretores assinavam, enviavam pelo correio. Os documentos chegavam depois de uma semana. A gente tinha que assinar, reconhecer firma e só depois o contrato ficava disponível. Hoje tudo se revolve em poucos minutos com as certificações digitais”, explicou o CEO da empresa. 

Além disso, a Sanvale também faz uso de um sistema de controle administrativo e financeiro que auxilia nos processos internos, automatizando operações manuais e transformando-as em processos de software, garantindo a guarda das informações em seu banco de dados, um ERP. “Nós usamos o ERP, onde em vez de ter várias planilhas de vários setores, é tudo integrado. Eu faço em um setor e puxo os relatórios de outros setores”, relata Rogério Ribeiro.

Rogério Ribeiro, CEO da Sanvale Soluções Ambientais\ arquivo pessoal

Uso de drones

Já na Sanpower Energia a utilização de um equipamento eletrônico faz total diferença no dia a dia da empresa, em especial no momento de colher informações in loco para fazer os projetos de energia solar. “Antes a gente tinha que subir no telhado de uma casa ou empresa para fazer medição e fotografar. Agora eu faço isso com o drone”, contou o CEO.

Além de facilitar o trabalho, para Rogério Ribeiro, as ferramentas garantem outros inúmeros benefícios. “Conseguimos mais eficiência, melhora a segurança, reduz os riscos para funcionários. Conseguimos também mais celeridade e, com isso, maior satisfação dos clientes. Maior segurança nos processos, já que tudo fica documentado. Então, realmente, os ganhos são muito bons”.

Outro uso tecnológico são as redes sociais,que facilitam o contato com os clientes e auxiliam no posicionamento no mercado. “Elas nos permitem mais acesso aos nossos clientes, de forma mais rápida, célere, atendendo às necessidades dos clientes e posicionando o grupo Sanvale no nicho das empresas mais modernas, mais comunicativas e com bom acesso”, finalizou Ribeiro.