Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Economia

O que é mais importante ter Foco ou saber o seu Fator Automotivador?

Para alcançar seus objetivos e construir o caminho para a realização dos seus sonhos ou mudar algo em sua vida, é importante ter visão, clareza mental, foco, perseverança e entusiasmo.

Postado em 16/08/2021 2021 19:44 , Economia. Atualizado em 16/08/2021 19:44

 

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Desculpe decepcioná-lo… apesar do FOCO ser uma habilidade muito importante… Foco por foco não basta! Ter foco realmente não será o fator principal, se não tiver um objetivo construído em algo que tenha muito valor para você… Eu posso ser a pessoa mais focada do mundo, porém, se esse foco não estiver bem direcionado, provavelmente será dispersado a qualquer momento. 

 

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar”.

 Porém, não é bem assim. Ter FOCO significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” (Steve Jobs)”. Como o próprio Steve Jobs afirma na frase acima, ter foco serve para despertar “o querer” fazer aquilo que foi escolhido, portanto, a escolha do objetivo, precede, vem antes do foco.

Não é o foco,  o GRANDIOSO responsável por conseguir atingir algum objetivo, e sim a escolha do objetivo que represente o seu desejo e que lhe proporcione vontade de manter o foco. Sair do piloto automático… Ter um desejo ardente pelo que deseja conquistar… É necessário autoconhecimento e inteligência emocional para determinar o rumo da sua vida.


O FOCO é uma das técnicas e não a solução de tudo.

Falo isso, porque tenho acompanhado alguns experts defendendo esse argumento e o pior de tudo, afirmando algo que muitas vezes no lugar de motivar,  desmotiva quem de alguma maneira quer seguir esses conselhos. Aí você diz: “Preciso ter mais foco.”  Provavelmente você necessita de maior clareza em relação ao seu objetivo, para torna-lo instigante e motivador, o resto é pura consequência das suas acertadas escolhas. O que ouvimos ou lemos  quase nada, nos ensina sobre o real fundamento do FOCO, o que realmente está intrínseco, é o que se refere aos nossos valores e como eles nos movem nessa jornada chamada VIDA. Nós temos uma ideia geral sobre os nossos valores. E poucos são os que fazem uma reflexão profunda e consistente sobre o tema.

Afinal, o que são Valores?*

São os motivos essenciais da nossa vida, as nossas diretrizes que nos guiam e motivam a agir ou deixar de agir. São os seus valores que te movem, que fazem com que você mude, tome decisões importantes e duradouras.  Parafraseando, uma coachee que acompanhei, em uma linda e surpreendente sessão, ela falou: *“Valores, são as coisas mais importantes da minha vida, o que de maneira alguma eu abro mão, e ao descobrir isso me conectei com o mundo interno e externo.”Todos nós temos valores, consciente ou inconscientemente, acabamos tomando nossas decisões baseados em nossos valores, ou seja, naquilo que acreditamos ser a nossa verdade.

Tomar consciência de quais são os nossos valores primordiais, é o caminho mais assertivo para que possamos tomar decisões mais embasadas e, até mesmo, para que nossas metas sejam mais realistas e sustentáveis. Então, porque às vezes dizemos que uma determinada pessoa tem valores, como se isso fosse um dom ou uma conquista especial? O que ocorre é que, embora tendo  nossos valores, é comum que muitos de nós em algum momento de nossas vidas nos contentemos com alguns tipos de situações, como: um trabalho ou um relacionamento que não está alinhado com esses valores, o que nos afasta da vivência do que é mais importante para nós. Sabe, quando falamos ou aceitamos algo e dentro de nós algo soa estranho? Quando alguém lhe pede algo e temos a sensação de que não devo fazer? Exatamente nesse momento, falamos que estamos desalinhados com nossos valores. Isso gera incoerência, inconsistência entre o que acreditamos e queremos viver e o que estamos vivendo. Logo, nos faz sentir infelizes, frustrados, vazios, o que reflete em nosso comportamento e é percebido pelos outros.

Quando nos referimos a alguém como sendo uma pessoa com valores, é porque reconhecemos nela a integridade de quem vive de forma coerente com seus valores, com a sua verdade.

 

Responda rapidamente: você sabe para aonde caminha

Tem clareza de qual a sua missão? Sabe o que realmente gostaria de fazer profissionalmente? As respostas têm a ver com o seu propósito de vida. Identificá-lo é fundamental. Agrega paixão ao dia a dia, dá sentido às escolhas. Quando suas ações, decisões e seu estilo de vida estão em consonância com os seus principais valores, gera a sensação de equilíbrio, coerência, serenidade, integridade e plenitude.

Normalmente é a este tipo de pessoa que se se aplica a expressão “walk the talk”… aquele que vive o que prega. Reflita sobre o que é importante para você e perceba os seus principais valores. Conhecê-los, além de fortalecer seu autoconhecimento, possibilita que você valide suas decisões e escolhas com maior equilíbrio e segurança.

*Seus valores são a sua bússola interna… são eles que o fazem abrir as asas e voar na direção correta!*

Tikinha Albuquerque