Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Cultura

Comunidade quilombola de Orocó terá acesso gratuito a curso de formação em audiovisual

Entre os dias 04 e 11 de novembro, será realizado o 3º Movimento Videoarte Comunidade, curso de formação em cinema e audiovisual exclusivo e gratuito para a comunidade quilombola da Mata de São José, que fica localizada nas proximidades do município de Orocó, em Pernambuco.

Postado em 04/11/2023 2023 10:36 , Cultura, Educação. Atualizado em 04/11/2023 10:36

Reprodução

Entre os dias 04 e 11 de novembro, será realizado o  3º Movimento Videoarte Comunidade, curso de formação em cinema e audiovisual exclusivo e gratuito para a comunidade quilombola da Mata de São José, que fica localizada nas proximidades do município de Orocó, em Pernambuco.

O programa consiste em oito encontros presenciais, com uma carga horária de 40 horas, para um grupo de até 30 pessoas. A equipe que conduzirá a formação é composta por Aluan Braga (Diretor, Fotógrafo e Ator), Fernanda Walentina (Diretora, Roteirista Audiovisual e Fotógrafa) e Robério Brasileiro (Diretor, Roteirista Audiovisual e Fotógrafo), com Pedro Lacerda encarregado da produção. Representando a comunidade, temos Maria Senhora (representante das mulheres) e Daniely Gonçalves (responsável pela mídia social), que facilitam a comunicação entre a comunidade e os participantes da oficina.

Nesta edição especial, por ser a primeira na região, o projeto visa a realização de duas produções inéditas, com temáticas diversas, valorizando a perspectiva das pessoas da comunidade que desejam aprimorar o conhecimento na linguagem audiovisual. “O movimento já formou e beneficiou mais de 80 jovens e adultos em todas as comunidades por onde passou. Desta vez, o curso é focado na formação de mulheres e homens remanescentes de Quilombolas”, afirma Robério Brasileiro, idealizador do curso.

 

O 3º Movimento Videoarte Comunidade recebe o incentivo do FUNCULTURA AUDIOVISUAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, através do edital de FOMENTO 2021/2022, e conta com o apoio do Território Quilombola da Mata de São José. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Alternativa B Filmes.

Projeto – O Movimento Videoarte Comunidade já atendeu jovens e adultos da periferia do bairro Rio Corrente, em Petrolina – PE, no espaço cultural Céu das Águas, nos anos de 2018 e 2020.