Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Economia

Ressignificar é o melhor remédio! Por Tikinha Albuquerque

Você já ouviu ou leu sobre um conceito chamado “ressignificar”? 

Postado em 06/09/2021 2021 13:46 , Economia. Atualizado em 06/09/2021 13:46

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

 

Apesar de não ser muito comum, esse termo é imensamente poderoso. Quando alguém ressignifica algo, quer dizer que deu novo significado a uma situação. 

 

O que significa ressignificar?

Se olhar no dicionário, você vai ver que ressignificar quer dizer “dar novo sentido a algo ou alguém já existente”. Em outras palavras, o Significado de qualquer evento depende da “moldura” em que o percebemos. Se mudarmos a “moldura”, mudamos o significado. Mudando o significado, mudam também as respostas e o comportamento da pessoa”. Aí está: mexer no significado é ressignificação.

 

 

Na ressignificação você escolhe o que um evento significa para você

Quando as coisas saem erradas, você procura pelo que é bom na situação e dá a isso a maior atenção. Você procura ver como usar a situação em vez de ser uma vítima dela! É simples assim. Em linguagem bem popular, se a vida lhe dá um limão, faça uma limonada!

O que quero dizer é que quando uma pessoa escolhe ressignificar algo, escolhe se libertar! Por mais que tenha sido uma situação pesada e dolorosa, ela sempre pode enxergar o lado positivo, bem como os aprendizados obtidos a partir dessa vivência, para que, dessa maneira, possa seguir em frente, apesar dos desafios. Ela passa a comandar a sua vida, decidindo se vai ficar triste, remoendo o passado, ou vai encontrar novas razões para sorrir e olhar para o futuro diante de toda e qualquer situação.

Dessa maneira, é primordial que, independentemente de ficarmos tristes com as adversidades que muitas vezes surgem e nos pegam de surpresa, nós encontremos forças em nosso interior, para visualizar as coisas boas que tais problemas estão nos trazendo, pois, dessa maneira, conseguimos seguir com a vida, com mais resiliência e sofremos menos com as experiências negativas. 

 

Alguns podem questionar:

Como dar novo significado para algo que aconteceu comigo e deixou feridas? O fato causador da dor é impossível de apagar da nossa memória, o que estamos tratando aqui é do SIGNIFICADO ou seja, a forma como lidamos emocionalmente com o fato. A partir do momento, que damos novo significado ao fato, mudamos completamente a emoção perante a situação, sendo assim, passamos a ser livres para trilhar o nosso caminho e não sermos reféns de uma situação que não cabe a nós mudarmos. Pense nisso e, por mais difícil que seja, busque ver o lado positivo das situações. Essa simples mudança de ponto de vista pode fazer toda a diferença no seu dia a dia

.

Alguns benefícios que a ressignificação pode trazer para a sua vida:

 

  • Transformar situações difíceis em aprendizados;
  • Enxergar e levar a vida de maneira leve;
  • Entender que nada acontece por acaso e deixar de ficar reclamando da vida;
  • Encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar;
  • Não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história.

Estes e muitos outros benefícios fazem com que a ressignificação seja essencial para lidarmos com as nossas fragilidades, pois assim, quando as encaramos de frente, nos fortalecemos ainda mais e nos sentimos orgulhosos de nós mesmos por não termos desistido diante dos obstáculos. 

E o melhor: essa escolha só depende de nós!

Você pode ressignificar as experiências negativas da sua história de vida e ser uma pessoa mais leve e feliz!