Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Cidades

Cidades do Sertão têm pontos fixos de testagem em massa para detectar casos de Covid-19

A procura é por livre demanda e conta com o reforço de testes repassado pelo Governo de Pernambuco, através do Programa TestaPE. Veja como está a oferta de testes em Petrolina e Serra Talhada.

Postado em 15/09/2021 2021 10:59 , Cidades. Atualizado em 15/09/2021 12:22

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades

Imagem PMST

A testagem em massa da população das cidades pernambucana integra as estratégias de controle da Covid-19 no Estado. O TestaPE – programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19, lançado no mês de agosto, visa testar 10% da população, nos próximos seis meses, reforçando a vigilância do novo coronavírus no território para rastrear e isolar casos ativos da doença. 

Para alcançar esse número, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos nos municípios. Paralelo a isso, municípios como Petrolina também investiram na compra de teste.

Ponto fixo de testagem por livre demanda em Petrolina

Também no início de agosto, a prefeitura da maior cidade do Sertão comprou 60 mil testes para a identificação de novos casos da doença. A primeira remessa. Com esse material, além de acelerar a testagem dos casos suspeitos, o município também montou um ponto fixo de testagem, por livre demanda, na Praça Dom Malan. 



Os testes podem ser feitos, de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã. Mas também há equipes volantes que fazem a testagem nos finais de semana em outros locais da cidade. 

 

Testagem para a educação em Serra Talhada

Em Serra Talhada, a prefeitura anunciou a testagem em massa de alunos e professores da rede de ensino – escolas e faculdades públicas e privadas. A testagem acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h30, no Laboratório Municipal José Paulo Terto e no Centro Especializado de Enfrentamento à Covid-19.

Os interessados podem procurar os locais de testagem, estando com ou sem sintomas da doença. É preciso levar documento de identificação com foto e Cartão do SUS. Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.