Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de outubro de 2021

Cidades

Veja o que muda no plano de convivência de Pernambuco a partir de segunda (27)

A partir da próxima semana estão autorizados eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas e a presença da torcida nos estádios de futebol; Veja os detalhes

Postado em 24/09/2021 2021 10:46 , Cidades. Atualizado em 24/09/2021 10:50

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades

Imagem SEI

O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. Com os números de casos de covid-19 em queda, as alterações no plano começam na próxima segunda-feira (27). 

A partir da próxima semana estão autorizados eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas e a presença da torcida nos estádios de futebol com 20% da capacidade do local ou 2,5 mil torcedores, o que for menor. Nos dois casos, será necessário que 90% dos ingressos sejam destinados às pessoas que completaram o esquema vacinal, seja com as duas doses ou com a dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

 

Shows

Poderão ser realizados até 1h da madrugada, com duração de até sete horas. Mas a nova flexibilização não abrange área de dancing, mas será permitido ficar em pé utilizando a máscara. Em novembro, a capacidade do público será de 5 mil pessoas ou 70% da capacidade, o que for menor.


 


Eventos corporativos 

Os eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e os cultos ecumênicos poderão ser realizados com capacidade máxima de 2,5 mil pessoas ou 80% do local, o que for menor. O uso da máscara permanecerá obrigatório, desde que não se esteja consumindo comida ou bebida. Os participantes podem ficar sentados ou em pé, desde que estejam usando máscara.

Cinemas, teatros e circos 

Vão seguir a mesma regra de capacidade dos eventos corporativos. A única diferença é que esses últimos vão poder funcionar das 9h à 1h da madrugada. 

Igrejas e atividades religiosas

Igrejas e atividades religiosas seguem a mesma capacidade e os protocolos imunizantes. O que muda é o horário de funcionamento, que será de 5h à 1h da madrugada.

 

Eventos sociais

Já os eventos sociais e buffets poderão funcionar em todo o Estado das 8h à 1h da madrugada, durante todos os dias da semana. A capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil pessoas ou 50% do local, o que for menor.

 

Bares e restaurantes 

Também haverá novas medidas para o funcionamento dos bares e restaurantes. Esses estabelecimentos poderão aumentar a capacidade de clientes para 80% do local com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para 1 metro. Esses estabelecimentos também vão poder funcionar até 1h da madrugada, mas continuará proibido o espaço de dança.

Academias e similares

Academias de ginástica e similares estão autorizadas a aumentar a capacidade dos aparelhos de cárdio de 70% para 80%.