Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de outubro de 2021

Cidades

SAMU começa a operar dia 1º de outubro na região de Serra Talhada

A informação foi confirmada pelo Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), responsável pela implantação do serviço, que será administrado pelo Instituto de Técnica e Gestão Moderna – ITGM. Mediante Processo Seletivo Simplificado, foram convocados 145 profissionais para atuar na Central de Regulação, em Serra Talhada, e nas bases descentralizadas espalhadas por onze municípios sertanejos, incluídos na primeira etapa do SAMU.

Postado em 29/09/2021 2021 06:22 , Cidades, Saúde. Atualizado em 29/09/2021 11:21

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades, Saúde

Fotos: Capacitação dos profissionais convocados para o SAMU da III Macrorregião. Foto/DIvulgação

 

O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) divulgou a relação de candidatos convocados para atuar no SAMU Consorciado da III Macrorregião de Saúde, previsto para entrar em operação no próximo dia 1º de outubro, com sede em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

Mediante Processo Seletivo Simplificado realizado pelo Instituto de Técnica e Gestão Moderna – ITGM, empresa vencedora da licitação para gerir o SAMU, foram convocados 45 profissionais para atuar na Central de Regulação em Serra Talhada e mais 100 para as bases descentralizadas localizadas nas cidades de Carnaíba (8), Tabira (8), Ingazeira (8), São José do Egito (8), Manari (8), Afogados da Ingazeira (8), Itapetim (8), Iguaracy(8),  Sertânia (8), Flores (8) e Petrolândia (20).

Os convocados são enfermeiros intervencionistas, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, farmacêuticos, técnicos auxiliares de regulação, assistentes administrativos, recepcionistas, auxiliares de RH e rádio operadores. A fase de treinamentos teve início no sábado (25.09), na Central de Regulação, em Serra Talhada.

Fotos: Capacitação dos profissionais convocados para o SAMU da III Macrorregião. Foto/DIvulgação

Depois de anos de luta finalmente estamos conseguindo viabilizar a implantação do SAMU Regional, que funcionará de forma consorciada através do Cimpajeú. A empresa vencedora da licitação já realizou o processo seletivo, fez as convocações e agora estamos em fase de treinamento das equipes que atuarão tanto na Central de Regulação em Serra Talhada quanto nas bases descentralizadas espalhadas pela região”, explicou a prefeita de Serra Talhada e membro da diretoria do Cimpajeú, Márcia Conrado.

 

Cerca de 800 mil pessoas beneficiadas

O SAMU Consorciado da III Macrorregional de Saúde atenderá cerca de 800 mil habitantes das cidades que integram a VI, X e XI Geres, localizadas no Sertão e Agreste de Pernambuco. Das 35 cidades da III Macrorregião, apenas Tupanatinga, no Agreste, não aderiu ao SAMU Consorciado.  

As cidades contempladas são: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu e Venturosa.


A implantação ocorrerá em duas fases. Na primeira fase serão habilitadas 12 Unidades de Suporte Básico (USB) nas cidades de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ingazeira, Carnaíba, Flores, Tabira, São José do Egito, Sertânia, Iguaracy, Flores, Manari e Petrolândia.