Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de março de 2024

Saúde

Dormentes faz programação especial na Semana da Hiperdia

Na cidade sertaneja, até sexta-feira (12), serão realizadas ações especiais para hipertensos e diabéticos

Postado em 08/11/2021 2021 13:50 , Saúde. Atualizado em 08/11/2021 17:11

Colunista
Jornalista ,

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas na ação. (foto: Ascom PMD)

Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, nesta semana estão sendo realizadas diversas ações, em todas as Unidades Básicas de Saúde, para alertar a população sobre a prevenção e tratamento da hipertensão arterial e do diabetes. A Semanda da Hiperdia, começou nesta segunda (08) e segue até a próxima sexta-feira (12).

Ações  

Durante toda esta semana, sempre das 8h às 12h, as equipes das UBSs vão estar mobilizadas para aferir pressão e glicemia, fornecer orientações à população, realizar palestras, além de providenciar o encaminhamento para consultas, se necessário. “O foco é prevenção e orientação, porque muitas vezes, quando surgem os sintomas, a hipertensão ou a diabetes já podem ter causado danos. São doenças silenciosas e perigosas, por isso é importante o acompanhamento médico”, explicou a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Hiperdia

Hiperdia é um programa da Estratégia de Saúde da Família para pacientes hipertensos e diabéticos. Ele foi criado, através da portaria em março de 2002, para realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.