Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de outubro de 2024

Saúde

Variante Delta é dominante em municípios do Sertão

As amostras são de 18 municípios, entre eles: Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serrita

Postado em 19/11/2021 2021 06:00 , Saúde. Atualizado em 18/11/2021 18:04

Colunista
Jornalista ,

As amostras são de 18 municípios, entre eles: Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serrita. (imagem: reprodução)

O Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) encaminhou mais um sequenciamento genético das amostras de pacientes positivos para a Covid-19 em Pernambuco. Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma.

As amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, são de pacientes de 18 municípios, entre eles os municípios os seguintes sertanejos: Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serrita.

Mais doses

Com esse cenário, o Governo do Estado quer avançar na vacinação completa da população. Para isso, o secretário Estadual de Saúde, André Longo adiantou que Pernambuco aguarda o envio de novas doses da Janssen pelo Ministério da Saúde para iniciar a aplicação da segunda dose do imunizante nos 173 mil pernambucanos vacinados.

Outra novidade no processo de vacinação contra a Covid-19, anunciada esta semana, foi a autorização da aplicação da dose de reforço em todo o público acima dos 18 anos. Em Pernambuco, pessoas de 18 a 54 anos poderão receber a terceira imunização cinco meses após a finalização do esquema vacinal com duas doses. O intervalo de quatro meses, pactuado anteriormente, permanecerá para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos de idade.

Mega campanha de vacinação

O secretário de Saúde reforçou que Pernambuco estará engajado na Campanha de Mega Vacinação anunciada pelo Ministério da Saúde. A mobilização vai acontecer de 20 a 26 de novembro e todos os municípios do Estado estarão empenhados em garantir a oferta da segunda dose, especialmente para quem está em atraso, e também a dose de reforço.