Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de abril de 2025

Educação

A importância do apoio governamental para o acesso ao ensino superior

A evolução na educação é constante e coloca Pernambuco em destaque. Para continuar no ritmo do avanço e fortalecimento, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), criou o Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE).

Postado em 10/12/2021 2021 21:11 , Educação. Atualizado em 10/12/2021 21:11

Colunista

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

O Estado de Pernambuco possui um polo educacional importante e respeitado nacionalmente. Para se ter uma ideia, o primeiro curso de Direito e centro universitário da Região Norte e Nordeste, foram criados em Pernambuco.

O Estado é referência em Educação Pública no país. Possui o maior programa de intercâmbio da América Latina, o Ganhe o Mundo, a maior rede de escolas de ensino médio em tempo integral do Brasil, está entre os três estados com melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e apresenta a menor taxa de abandono escolar.

A evolução na educação é constante e coloca Pernambuco em destaque. Para continuar no ritmo do avanço e fortalecimento, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), criou o Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE).

O PROUNI-PE tem como objetivo, ofertar bolsas de estudo de nível superior no valor mensal de R$ 500,00 para alunos carentes em Autarquias Municipais, Instituições Comunitárias de Educação Superior e instituições privadas, situadas no Estado, principalmente em cursos das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Podem participar estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública ou particular, na condição de bolsista, e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dois últimos anos ou possuir vínculo de matrícula em instituições de ensino superior integrantes do PROUNI-PE. Renda familiar mensal per capita que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio, com exceção em casos de complemento pedagógico para bacharéis e segunda licenciatura em áreas correlatas para professores do ensino fundamental ou médio, mulheres com vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência e portadores de qualquer tipo de deficiência, nos termos definidos em lei.

De acordo com o Secretário da SECTI, Lucas Ramos, mais de R$ 2 milhões de reais foram investidos no PROUNI-PE. Cerca de 650 alunos foram beneficiados com as bolsas de estudo em mais de 30 Instituições de Ensino Superior (IES), espalhadas pelo Estado. Para maiores informações sobre o programa, basta acessar a plataforma eletrônica a seguir: www.prouni.secti.pe.gov.br.

Uma inciativa importante, por parte do Governo Estadual, que colabora bastante, para o acesso ao ensino superior, gerando qualificação, oportunidade de geração de emprego e renda para as pessoas e também, crescimento e desenvolvimento para Pernambuco.

“Quem é Aluísio Sampaio: Sertanejo Pernambucano, da Capital do Vaqueiro, Serrita, é Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde, também pela UNIVASF. Possui extensão em Gestão, Liderança e Empreendedorismo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Computação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnico em Recursos Humanos, pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), e Logística, pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento no Projeto “AgritechNE”, na EMBRAPA Semiárido. Entusiasta do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Instagram: @aluisio_sampaio E-mail: sampaioaluisio@hotmail.com