
Passeata de sanfoneiros no Sertão é cancelada pelo MPPE
O município sertanejo de Exu programou para este final de semana uma série de homenagens ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Postado em 10/12/2021 2021 16:39 , Cultura. Atualizado em 10/12/2021 16:39
A última edição da sanfoneata foi realizada em 2019. (foto: G1)
O município sertanejo de Exu programou para este final de semana uma série de homenagens ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A programação envolvida safoneata, cavalgada e uma alvorada festiva. Mas uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) frustrou os festejos em memória do filho ilustre de Exu.
O MPPE emitiu uma recomendação à prefeitura do município para cancelar os eventos em espaços públicos, dentro da programação do Festival Viva Gonzagão. A medida visa assegurar o respeito às normas sanitárias previstas no decreto estadual, já que, em locais abertos, não é possível ter o controle de público.
A partir desta sexta-feira (10) até a segunda-feira (13), toda a programação aberta ao público deve ser suspensa. O texto, assinado pela promotora de justiça Nara Alencar, foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do MPPE e pede que as Polícias Militar e Civil comuniquem ao MP as medidas tomadas para uma atuação preventiva ou repressiva para impedir a realização dos eventos.
Aniversário do Reo do Baião
Na segunda-feira (13) o músico Luiz Gonzaga completaria 109 anos. Um dos eventos que mais atrai o público é a sanfoneata, que nada mais é do que uma caminhada de diversos sanfoneiros que passeiam pelas ruas de Exu tocando e cantando sucessos de Seu Luiz. Por causa da pandemia, e em respeito à recomendação do Ministério Público, a organização da sanfoneata confirmou o cancelamento dos eventos públicos.