Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de abril de 2024

Moda

Autoconhecimento: a chave para ser elegante

Um dos principais requisitos para que possamos ter sucesso em qualquer área de nossas vidas é nos conhecermos muito bem

Postado em 05/02/2022 2022 10:45 , Moda. Atualizado em 05/02/2022 10:46

Colunista

Rochany Rocha – Jornalista, Blogueira e Consultora de Moda Contatos: rochany@rochanyrocha.com.br

Um dos principais requisitos para que possamos ter sucesso em qualquer área de nossas vidas é nos conhecermos muito bem.

Isso se refere aos seus relacionamentos, sua profissão, sua alimentação, seu estilo de vida e, também, na forma de se expressar na moda!

O autoconhecimento vai te proporcionar looks mais estilosos, elegantes, com conforto, praticidade e muita economia.

Quando conhecemos bem o nosso corpo, por exemplo, conseguimos identificar o que temos de melhor, e o que não queremos evidenciar.

São pequenos truques, quase imperceptíveis, que fazem com que o look trabalhe ao nosso favor.
Por isso, na coluna desta semana vamos te apresentar o 5 biotipos para que você entenda em qual deles você se encaixa.

Corpo Retangular: É aquele que não possui medidas muito diferentes entre o quadril, cintura e ombros. É recomendado usar peças que marquem a cintura, chamando a atenção para o meio do corpo, chamar para o rosto. Roupas soltas são boas opções para quem tem esse tipo de corpo.

Corpo Ampulheta: Mulheres com o corpo ampulheta são aquelas em que tanto o busto quanto o quadril estão nas mesmas medidas. Já a cintura, costuma ser mais fina. O ideal para quem tem esse tipo de corpo, é achar roupas que não marquem muito a cintura, disfarce as coxas grossas e os seios, valorizando mais o colo e os ombros, e assim, chamando a atenção para o rosto.

Corpo Pêra: Se os seus ombros são estreitos, bem ao contrário do seu quadril é provável que esse seja seu biotipo. Para trazer o equilíbrio visual recorra às blusinhas e decotes que valorizem os ombros.

Triângulo invertido: O corpo no formato triângulo invertido, como o nome sugere, é aquele em que os ombros são bem mais largos que as coxas e o quadril. Então a dica aqui é levar toda a atenção para a região inferior. O ideal é dar volume ao quadril para equilibrar com os ombros, deixando proporcional o tamanho do tronco com as pernas.

Para isso, deve-se chamar mais atenção para o quadril, dar foco ao centro do corpo para diminuir visivelmente o tamanho do tronco e chamar a atenção para o colo e pescoço.

Oval: O formato oval é aquele onde as costas, o tronco, a cintura e os ombros possuem medidas maiores do que as coxas e quadris. Nesse caso, valorizar o colo com blusinhas e vestidos com o clássico decote em U é uma super dica.

Use roupas que irão alongar a silhueta, chamando a atenção para os seios e ombros e tirando o foco do abdômen largo. Também é interessante criar um caimento solto e suave no corpo.