Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de abril de 2024

Economia

Especialista dá dicas de como economizar na compra de ovos de Páscoa

Depois de dois anos sem poder celebrar a Páscoa com os familiares e amigos, por conta da pandemia da Covid-19, nesta Páscoa a atenção com os gastos e descontos devem ser redobrados

Postado em 30/03/2022 2022 15:00 , Economia. Atualizado em 30/03/2022 11:48

Jornalista ,

Reinaldo Domingos, Educador financeiro Foto: Divulgação

Depois de dois anos sem poder celebrar a Páscoa com os familiares e amigos, por conta da pandemia da Covid-19, nesta Páscoa a atenção com os gastos e descontos devem ser redobrados.

A reportagem do JS foi buscar dicas do educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), para esse período, em que normalmente, as pessoas costumam presentear familiares, preparar um almoço gostoso, e o ovo de páscoa, nunca deixa de faltar à mesa.

O especialista afirmar que, nesta época, muitos agem por impulso e acabam prejudicando suas finanças ao longo de todo o ano. “É preciso planejamento e consciência”, orienta.

Pensando nisso são muitas as ações que levam a economia, desde as mais simples até algumas mais criativas. Reinaldo Domingos listou algumas dessas ações em relação a compra de ovos.

Orientações para economizar com ovos de Páscoa:

1- Compare

Cuidado com armadilhas dos ovos e brinquedos. Observe quanto custa uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa, ambos da mesma marca, avaliando a quantidade de produto que vem em cada um. A diferença, dependendo do caso, pode superar 400%, o que é uma quantia significativa até mesmo na compra de apenas uma unidade, quanto mais na compra de vários. Para os mais jovens isso pode ser um problema, mas para os adolescentes pode ser interessante a troca, dando até quantidades maiores.

2- Pense

Agir por impulso é algo que pode levar ao comprometimento das finanças, portanto reflita sobre a importância de comprar algo caro, perecível e que representa apenas uma única data do ano. Caso a intenção seja comprar e presentar toda a família, procure ser consciente e buscar alternativas mais econômicas.

3- Priorize

Por mais que haja vontade de presentear a todos, priorize as pessoas mais próximas e que dão mais valor aos doces — afinal, não são todos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação a data.

4- Pesquise

O valor de produtos pode variar muito de lugar de um local para outro. Pesquise tanto presencial como online, mas antes de fechar sempre considere valores de deslocamento, de entrega e até o tempo.

5- Negocie

Se desejar comprar itens de marcas específicas tendo dinheiro para isso, ótimo. Mas lembre-se que é sempre válido negociar, especialmente se for pagar à vista e comprar em grandes quantidades.

6- Substitua

Considere trocar os ovos de marca por caseiros, que também possuem boa qualidade e não carregam o “status” da marca, que tanto encarece o produto. Muitas pessoas se dedicam à produção de chocolates caseiros na Páscoa, portanto aproveite a oportunidade para economizar e valorizar o trabalho de seus conhecidos.

7- Simplifique

É possível fazer algo coletivo também, por exemplo, uma cesta com chocolates para pessoas que moram na mesma casa. Sairá bem mais em conta.

08 – Pague à vista

Evite pagar alimentos fazendo parcelamentos.