Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 23 de março de 2024

Artigo

Salão de Turismo: um bom início para estruturação do turismo da região

Os salões de turismo têm como uma das principais finalidades impulsionar, fomentar, divulgar e comercializar roteiros e destinos turísticos.

Postado em 01/04/2022 2022 15:41 , Artigo. Atualizado em 01/04/2022 16:59

Colunista

 

Petrolina será a sede do Salão de Turismo do Vale do São Francisco/arquivo

 

A cidade de Petrolina irá sediar a l edição do Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O Salão se propõe a divulgar o potencial turístico de aproximadamente 20 municípios que compõem o Vale o São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia.

Uma iniciativa muito relevante para divulgação do potencial turístico da região. É reconhecido que os eventos possibilitam o desenvolvimento econômico, geram visibilidade para o local onde são realizados, criam oportunidades de trabalho, de forma direta e indireta e tantas outras benesses.

Cada evento tem o seu propósito bem definido. Os salões de turismo têm como uma das principais finalidades impulsionar, fomentar, divulgar e comercializar roteiros e destinos turísticos. É exatamente desse formato de eventos que o Vale do São Francisco está precisando para entrosar e fortalecer os laços do turismo entre os municípios da região.

Trade como principal foco

Um dos pontos fundamentais para o sucesso do evento, não será um enorme número de visitantes, o que será muito bom e muito bem-vindo – e tenho certeza de que será um sucesso de público.

Mas, para cumprir o seu papel de Salão de Turismo, o público-alvo primordial serão as agências de viagens, guias turísticos, as grandes operadoras de turismo, a imprensa, influenciadores digitais, enfim todos aqueles que são responsáveis pela comercialização do destino ou produto turístico.

Os atrativos e as cidades da região são variados, alguns até se sobrepõem ao destino, como é o caso da Vinícola Rio Sol, o que enriquece a oferta turística. A região não precisa ser “turistificada”. Precisa ser estruturada. Profissionalizada. Adequada. E esse tipo de evento é um excelente exercício para pensar e planejar o turismo de forma estrutural.

E isso passa por várias questões desde a capacidade de minimizar os efeitos da intangibilidade do turismo até o levantamento das potencialidades e suas condições de acesso que permitam oferecer aquele atrativo como produto turístico. Tenho certeza de que a equipe do Salão de Turismo do Vale do São Francisco está atenta e sensível a essas questões.

Alguns autores estudiosos do turismo, como um fenômeno social, afirmam que o turismo escolhe o território. No caso do Vale do São Francisco estamos escolhendo o turismo. E estamos no caminho certo, para fazer isso de modo eficiente. O salão será um grande marco para o turismo da região. Esperamos vê-lo acontecer em muitas edições.

O Salão irá acontecer entre os dias 28 de abril a 01 de maio de 2022. Uma excelente oportunidade para conhecer a região, os vinhos e cachaças ali produzidas, as belíssimas manifestações culturais que também estarão presentes. Anote na agenda e não perca!