
Arcoverde, Buíque e Sertânia, no sertão pernambucano, participam da II Intervenção Poética Nacional
25 estados brasileiros participam da comemoração do aniversário de 8 anos da rede Transvê Poesias, uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna
Postado em 09/04/2022 2022 11:00 , Cultura. Atualizado em 09/04/2022 09:42
Além da exposição das garrafas poéticas, a ação contará também com apresentações culturais.
As cidades de Arcoverde, Buíque e Sertânia, no sertão pernambucano apoiam a II Intervenção Poética Nacional, realizadas em 64 cidades brasileiras.
A iniciativa acontece a partir deste final de semana com a temática: As Veias Populares da Poesia Brasileira. Além da exposição das garrafas poéticas, a ação contará também com apresentações culturais.
Trabalho em equipe
A primeira a participar da programação será Arcoverde. “A cidade terá um domingo diferenciado e repleto de sensibilidade”, afirma a poetisa, Andreza Kamylla, representante local da intervenção poética.
“Recebi o convite através do professor, poeta e amigo, Carlos Alberto, que havia me indicado para essa missão. Fiquei encantada com a proposta da Transvê e logo, aceitei”.
A poetisa montou uma equipe, a maioria de jovens, e foram em busca de jornais e garrafas usadas para confecção das garrafas poéticas. Segundo Andreza Kamylla foi uma experiência incrível. “Não vejo a hora de transmitir essa leveza na vida das pessoas!”, destacou.
Buique e Sertânia
Com o mesmo objetivo de levar poemas por um caminho diversificado e lúdico, o município de Buíque também abraçou a ideia e vai comemorar o aniversário de 8 anos da rede Transvê Poesias, partilhando garrafas poéticas nos dias 14 e 15 de abril (quinta e sexta), na Praça Nanô Camelo, a partir das 9h da manhã.
Encerrando a programação cultural em Pernambuco, Sertânia também promoverá a homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna no sábado dia 16, às 7h, na Agamenon Magalhães, Centro, em frente ao Armazém das Artes.
O intuito do evento é promover encontros de pessoas e organizações em torno da literatura, movimentando o cenário e o cotidiano urbano brasileiro através da distribuição de poemas pelas ruas, literalizando encontros, sensibilizando olhares e acalentando corações.
Sustentabilidade literária
A Transvê desenvolve, por intermédio de suas intervenções poéticas, a reutilização de garrafas long necks e jornais usados, com o intuito de partilhar a poesia e estimular a leitura e a escrita no âmbito social, de modo gratuito. A rede surgiu a partir dessa ação, em 2014, e, atualmente, desenvolve diversas ações literárias, além de atuar com produções culturais que mesclam literatura, arte, educação e sustentabilidade.
Programação em PERNAMBUCO
Arcoverde
Local: Coreto da Praça da Bandeira, Centro –
Data: 10/04/2022 (DOMINGO).
Horário: 16:00hs.
Representante Local: Andreza Kamylla Farias da Silva.
Equipe: Felipe Barbosa, Maria Agustinho, Maria Lisboa, João Bernadinho, Victor Moura, José Genival, Joseane Arruda, Carlos Cavalcanti, Paulinho Tenório, Kleber Ferreira, José Cavalcanti, Júlio Torres, Maria Mira e Maria de Souza.
Buíque
Local: Praça Nanô Camelo, Centro –
Referência: Em frente a Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos.
Data: 14 e 15/04/2022 (QUINTA E SEXTA).
Horário: 09:00hs.
Representante Local: Leonardo Silva.
Equipe: Paulo Barmonte, Gilvaneide Marques, Irivanize Albuquerque, Agda Araújo, João Cordeiro e Ivonete Monteiro.
Sertânia
Local: Av. Agamenon Magalhães, Centro
Referência: Em frente ao Armazém das Artes.
Data: 16/04/2022 (SÁBADO).
Horário: 07:00hs.
Representante Local: Josessandro Batista de Andrade.
Equipe: Wilton Augusto, Gabriel Oscar, Alane Gaspar, Maria Helena, Anderson Felipe, Hellen Moura, José Nilton e Joselito Maciel.