


Alerta: Covid-19 deixa sequelas cardíacas após infecção
A informação é do cardiologista do Vale do São Francisco, Dr. Anderson Armstrong
Postado em 20/04/2022 07:00

Dr. Anderson Armstrong, cardiologista do Vale do São Francisco/ Foto: arquivo pessoal
Mesmo após uma maior flexibilidade das restrições contra a Covid19, especialistas alertam para eventuais sequelas que podem incorrer em pacientes que tiveram a doença. O alerta é do cardiologista Anderson Armstrong, que atua na região do Vale do São Francisco.
Segundo o cardiologista não basta ter a cura clínica da Covid-19. É preciso manter acompanhamento médico e ficar atento a possíveis sintomas após ter se curado da doença. Pesquisas feitas no mundo todo mostram que o novo coronavírus pode deixar sequelas não apenas no sistema respiratório, mas também no sistema cardiovascular.
Anderson Armstrong explicou que os pacientes que tiveram caso grave de Covid-19 apresentam maior risco de terem sequelas posteriores. “Os pacientes podem ser acometidos pela doença chamada síndrome do coração partido, contraída após período de muito estresse. A síndrome é um tipo de doença cardíaca que atinge de maneira repentina, após um momento difícil, nesse caso aparece como sequelas da Covid19”, explicou o cardiologista.
O coração após Covid19
Ainda, segundo o cardiologista, outro alerta a ser feito nesse momento, é em relação à possibilidade do paciente desenvolver miocardite, uma inflamação do músculo do coração, que pode causar arritmia, insuficiência cardíaca e quando não cuidado, vir a óbito.
O especialista chama atenção da população que foi infectada pelo novo coronavírus para a necessidade do acompanhamento de um cardiologista. “Aquelas pessoas que tiveram Covid grave, ou que se queixam de fôlego curto, cansaço, dor no peito, inchaço nas pernas, ou que já tenha histórico de problemas cardíacos devem procurar seu médico assim que possível para fazer uma reavaliação”, orientou.

Com relação aos pacientes que precisaram de UTI, foram entubados ou utilizaram respiradores por causa da Covid-19 precisam fazer um check-up mais detalhado, com pedido de ecocardiograma ou tomografia.
Já os que tiveram sintomas leves do vírus devem ficar atentos e fazer um acompanhamento médico com exames clínico e laboratorial. “O ideal agora é observar os sintomas pós Covid 19 e não ignorar sintomas, mesmo que simples”, finalizou.