Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de novembro de 2024

Saúde

Dia D de vacinação contra Sarampo e outras doenças é neste sábado

O Governo de Pernambuco organiza para este sábado (30) o Dia D da imunização. Em vários municípios pernambucanos, incluindo todo o Sertão, secretarias municipais estão prontas e aguardam a população nas Unidades Básicas de Saúde

Postado em 30/04/2022 2022 07:00 , Saúde. Atualizado em 29/04/2022 16:55

Jornalista ,

 

Neste sábado é o Dia D da imunização em todo o Estado/ Foto: Governo de Pernambuco

 

Após o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta semana, de casos de sarampo e outras doenças altamente transmissíveis haviam aumentado em vários países pelo mundo, por conta da paralisação de algumas campanhas, durante a pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco organiza para este sábado (30) o Dia D da imunização.

Segundo a OMS, mais de 17 mil casos de sarampo foram relatados em todo o mundo em janeiro e fevereiro de 2022, em comparação com 9.665 registrados durante os dois primeiros meses de 2021. Por ser uma doença altamente contagiosa, os casos tendem a aparecer rapidamente quando os níveis de vacinação diminuem.

“O sarampo é mais do que uma doença perigosa e potencialmente mortal. É também uma indicação precoce de que existem lacunas em nossa cobertura global de imunização, lacunas que as crianças vulneráveis ​​não podem arcar”, disse Catherine Russell, Diretora Executiva do Unicef, em comunicado. Em 2020, 23 milhões de crianças deixaram de receber vacinas infantis básicas por meio de serviços de saúde de rotina, o número mais alto desde 2009 e 3,7 milhões a mais do que em 2019.

Nos últimos 12 meses, foram relatados 21 grandes surtos de sarampo em todo o mundo, sendo a maior parte na África e na região do Mediterrâneo Oriental. A OMS estima que os números sejam ainda mais altos, visto que a pandemia interrompeu os sistemas de vigilância globalmente, com potencial subnotificação. Os países com os maiores surtos de sarampo desde o ano passado incluem Somália, Iêmen, Nigéria, Afeganistão e Etiópia. A cobertura insuficiente da vacinação contra o sarampo é apontada como a principal razão para os surtos.

“A pandemia da Covid-19 interrompeu os serviços de imunização, os sistemas de saúde ficaram sobrecarregados e agora estamos vendo um ressurgimento de doenças mortais, incluindo o sarampo. Para muitas outras doenças, o impacto dessas interrupções nos serviços de imunização será sentido nas próximas décadas”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS em comunicado.

 

Pernambuco

Em vários municípios pernambucanos, incluindo todo o Sertão, Secretarias Municipais de Saúde informam data e horário das mobilizações. Em Sertânia, as Unidades Básicas de Saúde da Família estarão abertas, assim como o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 15h.

Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria Municipal de Saúde  promove, neste sábado (30), o Dia D de vacinação contra o Sarampo. Os grupos prioritários para a vacinação serão os trabalhadores da saúde, e crianças de seis meses a quatro anos de idade. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, no horário de 8h às 13h.

Municípios sertanejos se organizam neste sábado para vacinação/ Foto: Adão de Souza

Em Dormentes, uma força tarefa será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Interior e na secretaria de saúde, para os moradores da sede, das 08h às 12h. O Dia D terá ainda aplicação das vacinas contra a Covid-19 para quem está em atraso.

Já a Prefeitura de Petrolina irá realizar o dia D de Vacinação contra a Influenza e Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas durante o sábado, das 8h às 13h. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará um polo extra no Parque Municipal Josepha Coelho no sábado (30) e domingo (1), das 8h às 17h. . Neste momento, serão contemplados três grupos: os trabalhadores da saúde com as duas vacinas; criança de 6 meses a menor de 5 anos, com os dois imunizantes; e os idosos com 60 anos ou mais, com a vacina da influenza.

É importante levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e um documento. No caso das crianças, um responsável deve acompanhá-las.Pessoas que estão com febre ou outros sintomas gripais devem aguardar a melhora para serem vacinadas.

Quem pode receber a vacina contra a gripe?

1- Idosos com idade acima de 60 anos;

2-Crianças de seis meses a menores de 06 anos (05 anos, 11 meses e 29 dias);

3-Trabalhadores da saúde;

4-Gestantes e puérperas;

5-Professores;

6-Pessoas com comorbidades;

7-Pessoas com deficiência permanente;

8-Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

9-Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

10-Funcionários do sistema prisional;

A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final de 2021.

 

Sarampo

Quem pode receber a vacina contra o sarampo?

1-Trabalhadores da saúde com a dose em atraso ou sem comprovação de vacinação; e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Mesmo que tenha a situação vacinal completa este público pode receber uma dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

Obs: A vacina contra a gripe e a vacina contra o sarampo podem ser administradas ao mesmo tempo. Nessa situação, o ideal é fazer a aplicação em lugares diferentes do corpo, como uma no braço esquerdo e outra no direito. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações.

Vacina contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 também estará disponível no Centro de Saúde da Mulher e da Criança: 1ª e 2ª doses para crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos; de 1ª, 2ª e 3ª doses para jovens a partir de 18 anos e adultos; e de 4ª dose para idosos com idade a partir de 60 anos e pessoas com obesidade mórbida (IMC acima de 40) com 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses da terceira dose.

 

*Com informações da Unicef, Prefeituras Municipais e Governo de Pernambuco