Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Esportes

Competições da Copa Vela prometem movimentar o Vale do São Francisco durante o final de semana

O coordenador técnico da Copa Vela, Alexandre Lessa, destaca que serão realizadas três regatas em cada dia de competição

Postado em 14/07/2022 2022 11:00 , Esportes. Atualizado em 14/07/2022 10:54

Cerca de 140 atletas que irão competir em classes variadas. Foto: Samuel Ferreira – PMJ

A primeira edição da Copa Vela de Juazeiro, no Vale do São Francisco já começa neste sábado (16) e promete movimentar e dar um colorido todo especial ao Rio São Francisco, com cerca de 140 atletas que irão competir em classes variadas como: Windsurf Raceboard, Kitesurf, Canoa Hawaiana, Optimist, Mini Oceano, Monotipo, Wingfoil, Hobie Cat 14 e 16, Dingue, Fórmula Windsurf e Windsurf Foil.

O evento que conta com a gestão técnica da Axé Wind, integra a programação comemorativa dos 144 anos de Juazeiro, realizada pela Prefeitura Municipal.

No sábado as competições serão iniciadas às 9h com a modalidade Kitesurf, onde os competidores largam da margem de Petrolina e realizam um percurso no rio demarcado por boias, a chegada em terra depende das condições do vento.

Na sequência acontece a competição de Canoa Hawaiana, com baterias de canoas mistas (masculina e feminina). Em seguida serão iniciadas as Regatas, nas modalidades Windsurf, Windsurf foil, Wing foil, Hobie Cat 14 e 16, Mini oceano, Monotipo, Optimist, entre outras.

O coordenador técnico da Copa Vela, Alexandre Lessa, destaca que serão realizadas três regatas em cada dia de competição. “A cada chegada será feita a computação dos resultados, na sequência acontece outra largada. Terminou a terceira largada encerramos o dia gerando uma planilha com a parcial da pontuação. No domingo seguimos a mesma sequência do sábado”, destaca Lessa.

Ainda segundo o coordenador técnico o percurso a ser percorrido pelos velejadores é de aproximadamente 6 km, “fazemos vários traçados, chamados bordos, dentro desse velejo no rio. E ao final de todas as competições, no domingo, a comissão de regatas faz o compilado das informações e não tendo nenhum protesto dos velejadores participantes realiza a premiação”, explica.

Mesmo na sua primeira edição, já começa grande e superando todas as expectativas da equipe organizadora.

Primeira edição

De acordo com Alexandre Lessa, a Copa Vela de Juazeiro, mesmo na sua primeira edição, já começa grande e superando todas as expectativas da equipe organizadora, uma vez que traz o título do campeonato norte-nordeste de Windsurf nas classes Receboard e fórmula windsurf. “A Copa Vela Juazeiro inicialmente foi idealizada pensando no número de 50 atletas, mas o tempo foi passando, tratativas evoluindo, ideias surgindo e fomos sentindo muita firmeza da gestão municipal, principalmente pela postura da prefeita Suzana Ramos, com isso fomos tendo mais oxigênio para tentar agregar mais grandiosidade ao evento, quando então pleiteamos a realização do título do campeonato norte-nordeste e deu certo. Agora é aguardar o início das competições e assistir a consolidação desse grande evento”, finaliza o coordenador técnico.

Confira a programação das competições:

16/07 (SÁBADO)

Local: Orla 1 (Arena Copa Vela Rio São Francisco)

09h – Competição de Kitesurf

10h – Competição de Canoa Hawaiana

11h – Abertura oficial COPA VELA

12h15Min – 3 Regatas seguidas – demais classes

17h – Computação parcial

 

17/07 (DOMINGO)

Local: Orla 1 (Arena Copa Vela Rio São Francisco)

09h – Competição de Kitesurf

10h – Competição de Canoa Hawaiana

11h – 3 Regatas seguidas – demais classes

17h – Premiação dos Vencedores