Cidade do Sertão Pernambucano sedia lançamento do Hub Criativo PE
Iniciativa do Sesc e Sebrae visa o desenvolvimento econômico e social por meio da cultura
Postado em 17/08/2022 2022 08:00 , Cultura. Atualizado em 16/08/2022 15:03
Somando expertises e a expressiva presença nos municípios pernambucanos, o Sistema Fecomércio, através do Sesc Pernambuco, e o Sebrae estão lançando o Hub PE Criativo. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico de regiões do estado tendo a cultura como principal condutora desse processo. O anúncio foi feito nesta terça, 16 de agosto, no Sesc Petrolina, com apresentações do Samba de Veio da Ilha do Massangano e Reisado do Lambedor.
O desenvolvimento da iniciativa se afina com modelos inovadores de atuação, quando entidades que criam uma rede de serviços, propostas e ações. “O Hub é resultado de nossa visão e entendimento da importância do setor cultural para a sociedade, pensando para além de um projeto em si. Queremos fortalecer sua existência, proporcionando protagonismo e autonomia, qualificando toda a rede criativa e fortalecendo os territórios onde estão inseridos”, explica o diretor do Sesc Pernambuco, Oswaldo Ramos. Além disso, a iniciativa vai dialogar com os demais segmentos econômicos, como o de turismo, lazer, tecnologia, comércio e serviços.
A iniciativa vai acontecer até junho de 2023. Até lá, serão realizados 80 cursos presenciais e online, 45 palestras, sete Encontros de Negócios Criativos, sete mostras e festivais culturais, seis feiras criativas, quatro desfiles de moda com foco na criação artística, cinco exposições artístico-cultural, cinco roteiros para o desenvolvimento do Turismo Criativo, criação de sete museus orgânicos e aproximadamente quatro mil atendimentos a pequenos negócios e empreendedores.
Projetos culturais
Essas atividades estão inseridas em oito grandes projetos culturais, que serão desenvolvidos em sete cidades do Grande Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão: Petrolina, com Aldeia do Velho Chico; Jaboatão dos Guararapes, com Aldeia Yapoatã; Recife; com Transborda as linguagens de cena; Triunfo, com Festival Dona Marias; Arcoverde, com Festival de Economia Criativa na Pisada dos Cocos NE; Goiana, com Festival de Economia Criativa Brincantes da Mata Norte; e Garanhuns, com Mostra Marco Freitas e Webinário de Economia Criativa, Inovação e Tecnologias.Juntos, vão trabalhar os eixos de Fruição, Fomento, Gestão, Pesquisa, Formação e Empreendedorismo – este último capitaneado pelo Sebrae.
Aldeia do Velho Chico
O primeiro projeto do Hub Criativo PE será em Petrolina, com a 18ª edição da Aldeia do Velho Chico. O projeto vai ocupar diversos espaços da cidade e do Sesc entre os dias 19 e 27 de agosto, tendo como tema #aldeiaemretomada.
“É um tema que fala muito sobre a retomada após período pandêmico, do fortalecimento de nossa cultura, economia, identidade, encontros. Retomada é verbo, é urgente”, explica Jailson Lima, gerente do Sesc Petrolina. A Aldeia une diversas linguagens em uma programação que inclui lançamento de livros, intervenções artísticas, apresentações musicais e cênicas, exibição de filmes, exposições, mostra, feira de criatividade, conversas e debates.