Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 01 de dezembro de 2024

Cultura

Cidade do Sertão Pernambucano sedia lançamento do Hub Criativo PE

Iniciativa do Sesc e Sebrae visa o desenvolvimento econômico e social por meio da cultura

Postado em 17/08/2022 2022 08:00 , Cultura. Atualizado em 16/08/2022 15:03

A iniciativa vai acontecer até junho de 2023. Foto: Divulgação

Somando expertises e a expressiva presença nos municípios pernambucanos, o Sistema Fecomércio, através do Sesc Pernambuco, e o Sebrae estão lançando o Hub PE Criativo. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico de regiões do estado tendo a cultura como principal condutora desse processo. O anúncio foi feito nesta terça, 16 de agosto, no Sesc Petrolina, com apresentações do Samba de Veio da Ilha do Massangano e Reisado do Lambedor.

O desenvolvimento da iniciativa se afina com modelos inovadores de atuação, quando entidades que criam uma rede de serviços, propostas e ações. “O Hub é resultado de nossa visão e entendimento da importância do setor cultural para a sociedade, pensando para além de um projeto em si. Queremos fortalecer sua existência, proporcionando protagonismo e autonomia, qualificando toda a rede criativa e fortalecendo os territórios onde estão inseridos”, explica o diretor do Sesc Pernambuco, Oswaldo Ramos. Além disso, a iniciativa vai dialogar com os demais segmentos econômicos, como o de turismo, lazer, tecnologia, comércio e serviços.

A iniciativa vai acontecer até junho de 2023. Até lá, serão realizados 80 cursos presenciais e online, 45 palestras, sete Encontros de Negócios Criativos, sete mostras e festivais culturais, seis feiras criativas, quatro desfiles de moda com foco na criação artística, cinco exposições artístico-cultural, cinco roteiros para o desenvolvimento do Turismo Criativo, criação de sete museus orgânicos e aproximadamente quatro mil atendimentos a pequenos negócios e empreendedores.

Projetos culturais

Essas atividades estão inseridas em oito grandes projetos culturais, que serão desenvolvidos em sete cidades do Grande Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão: Petrolina, com Aldeia do Velho Chico; Jaboatão dos Guararapes, com Aldeia Yapoatã; Recife; com Transborda as linguagens de cena; Triunfo, com Festival Dona Marias; Arcoverde, com Festival de Economia Criativa na Pisada dos Cocos NE; Goiana, com Festival de Economia Criativa Brincantes da Mata Norte; e Garanhuns, com Mostra Marco Freitas e Webinário de Economia Criativa, Inovação e Tecnologias.Juntos, vão trabalhar os eixos de Fruição, Fomento, Gestão, Pesquisa, Formação e Empreendedorismo – este último capitaneado pelo Sebrae.



Aldeia do Velho Chico

O primeiro projeto do Hub Criativo PE será em Petrolina, com a 18ª edição da Aldeia do Velho Chico. O projeto vai ocupar diversos espaços da cidade e do Sesc entre os dias 19 e 27 de agosto, tendo como tema #aldeiaemretomada.
“É um tema que fala muito sobre a retomada após período pandêmico, do fortalecimento de nossa cultura, economia, identidade, encontros. Retomada é verbo, é urgente”, explica Jailson Lima, gerente do Sesc Petrolina. A Aldeia une diversas linguagens em uma programação que inclui lançamento de livros, intervenções artísticas, apresentações musicais e cênicas, exibição de filmes, exposições, mostra, feira de criatividade, conversas e debates.