Centro Comunitário da Paz – COMPAZ: Uma ação de desenvolvimento social
Investir em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano, geram enormes impactos positivos, seja para um município, estado ou país.
Postado em 21/12/2022 2022 20:00 , Colunistas. Atualizado em 20/12/2022 16:03
Diversas iniciativas estão espalhadas pelo Brasil. Uma delas está em Pernambuco, é o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ), desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã.
O COMPAZ é baseado em ações de urbanismo social e segurança pública, implementadas pela Prefeitura de Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, que já foi considerada a mais violenta do mundo e hoje, referência mundial no combate à violência e desigualdade social.
O Centro Comunitário da Paz visa prevenção à violência, inclusão social e o fortalecimento comunitário. Oferece diversos serviços, capacitações, práticas culturais e esportivas para as pessoas de todas as idades.
Atualmente, existem 04 unidades do COMPAZ na capital, o COMPAZ Governador Eduardo Campos, no Bairro do Alto Santa Terezinha, COMPAZ Escritor Ariano Suassuna, no Bairro do Cordeiro, COMPAZ Governador Miguel Arraes, na Comunidade do Sítio do Berardo e o COMPAZ Dom Hélder Câmara, na Comunidade do Coque. Mais de 40 mil pessoas são beneficiadas pelos COMPAZ.
Outros dois centros comunitários estão em construção no Recife. Um no Bairro do Ibura e outro no Bairro do Pina. Vale destacar que, em Petrolina, distante 713,4 km da capital, situada na Região Sertão do São Franciso, terá uma unidade do COMPAZ, o primeiro do interior do Estado, com investimento de cerca de R$11.800,000,00 e sendo construído no Bairro Areia Branca.
Para ter uma ideia, a política pública do COMPAZ é reconhecida a nível nacional e internacional. Foi premiada neste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o “Prêmio de Serviço Público”, que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e excelência no serviço público, e em 2019, como “Melhor projeto de combate à desigualdade social do país”, pela OXFAM Brasil e pelo Programa Cidades Sustentáveis.
Um instrumento importante, executado pela Prefeitura do Recife, que colabora no fortalecimento da cidadania e com o desenvolvimento da sociedade.