
Celebrando a diversidade cultural
O relativismo cultura e sua importância
Postado em 21/01/2023 2023 09:53 , Turismo, Viagens e Turismo. Atualizado em 21/01/2023 10:06
Recife celebrou no último dia 19 de janeiro, o Ano Novo Chinês. Uma profusão de cores e luzes, o vermelho e o amarelo, iluminaram os prédios seculares do Recife antigo. As tradicionais lanternas de papel, os dragões, o povo chinês pelas ruas, tudo nos remete a magia da China. Foi lindo! Tanto pelo espetáculo artístico como pela alegre interação cultural.
Celebrações culturais desse tipo promovem o respeito e a mente aberta para outras culturas. Celebrar nossas diferenças, bem como nossos interesses comuns, ajuda a nos unir e nos educar. Compreender as perspectivas do outro e ampliar as nossas é experimentar e desenvolver, plenamente, a nós mesmos.
Sim! É muito saudável celebrar outras culturas e é uma excelente maneira de desenvolver o respeito à diversidade cultural. Nós brasileiros, mesmo tendo a formação étnica miscigenada, muitas vezes, temos um discurso com tons xenofóbicos. E isso reflete, também, no modo como nos portamos nas nossas viagens pelo mundo. Dentro dos inúmeros motivos para celebrar a diversidade, o conhecimento é a chave para a tolerância, não só nos tornamos mais culturalmente conscientes, como também ganhamos um sentimento de orgulho pela diversidade da nossa própria cultura.
Mas, por que toda essa defesa em prol da celebração da diversidade cultural?! Porque isso será a base para que você, enquanto turista, aproveite muito mais os seus momentos de interação com outras culturas durante suas viagens, ou até mesmo em ocasiões rotineiras e inesperadas. Então, trago aqui palavrinhas mágicas para quem gosta de viajar: RELATIVISMO CULTURAL.
Esse relativismo cultural, explicando de um modo bem superficial, é olhar o outro dentro do contexto do outro, e não colocar sua cultura como referencial para julgar o que é certo ou errado. É uma habilidade que precisamos aprender, praticar, disseminar. Isso nos torna pessoas melhores e, sem dúvida, nos prepara para apreciar com mais intensidade nossas viagens.
Quando você viaja para algum lugar que fale um idioma diferente do seu, é bom saber algumas frases, como “obrigado”, “por favor”. “onde fica o banheiro”, quanto custa. Você irá se surpreender com a reação positiva dos locais pelo simples fato de você ter se preocupado em aprender algumas palavras do idioma deles. E vá além: observe a maneira como as pessoas lidam com suas vidas diárias e, no final de sua viagem, você se encaixa na cultura que está visitando.
Tenho certeza de que você voltará diferente dessas viagens. Depois me conte…