Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Uso de Vermifugo nos Pets: quando e qual usar

Ambientes com grama, chão de espaços públicos normalmente são sujos e devido a isso, podem acabar fazendo com que seu animal seja contaminado com algum micro-organismo durante o passeio

Postado em 25/02/2023 2023 15:21 , Saúde. Atualizado em 25/02/2023 15:27

Colunista

 

Com o intuito de deixar nossos pets saudáveis sem bichinhos na barriga, fazemos uso de vermífugos, que são medicações que combatem parasitas.

Ambientes com grama, chão de espaços públicos normalmente são sujos e devido a isso, podem acabar fazendo com que seu animal seja contaminado com algum micro-organismo durante o passeio.

Significa isso que devo deixar de passear com meu filho de quatro patas?

Calma! Não precisamos de medidas extremas nesse assunto, até porque a maior parte dos bichinhos, podem e merecem socializar com outros animais. 

O que fazer então? Usar vermífugo! 

Sobre esse assunto, existe uma variedade a venda no mercado pet.

Na bula de cada vermífugo vem explicando a forma do uso e  a quantidade, o tempo e quando realizar o reforço. Alguns desses protocolos de bula são passíveis de mudanças de acordo com a necessidade do animal, mas essa mudança deve ser realizada sob a tutoria do profissional Médico Veterinário.

Estudos recentes apontam a resistência de alguns vermes às substâncias usadas atualmente, e assim é preconizado, se possível, realizar um tipo de exame previamente para a administração do vermífugo. Esse exame é conhecido como parasitológico de fezes e pode ser realizado com uma ou mais amostras das fezes do seu pet. Essas amostras são devidamente enviadas ao laboratório para averiguar se o animal tem vermes e qual tipo, dai se for o caso, haverá a prescrição do tratamento específico para aquele tipo de verminose.

Vermes

Podem deixar seu filho de quatro patas, triste, sem querer comer, com as fezes pastosas ou até mesmo diarréia, e para evitar que algumas dessas situações aconteçam, o uso de vermífugo de maneira consciente é muito saudável e mantém seu pet bem, aproveitando a vida

Esp. MSc. MARCELA OLIVEIRA SAMPAIO CRMV PE – 4314

GRADUAÇÃO – UFRPE

MESTRADO – UFRPE

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRURGIA DE CÃES E GATOS – EQUALIS PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE FELINOS – QUALITTAS