Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de fevereiro de 2024

Saúde

Quase duas milhões de doses da vacina bivalente já foram aplicadas na população

Durante esse primeiro momento de vacinação as doses estão sendo aplicadas em pessoas com maior risco de doenças graves

Postado em 13/03/2023 2023 17:29 , Saúde. Atualizado em 13/03/2023 17:33

Jornalista ,

 

 

 

Desde fevereiro, quando começou o Movimento Nacional pela Vacinação, cerca de 2 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 foram aplicadas à população prioritária. A série de ações visa o aumento das coberturas vacinais contra diversas doenças, especialmente a ocasionada pelo coronavírus.

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes. Nesse primeiro momento, o imunizante vem sendo aplicado nas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Entre os idosos, o quantitativo de doses de reforço aplicadas até o momento por faixa etária é:

70 a 74 anos: 595,2 mil;

75 a 79 anos: 415,7 mil;

80 anos ou mais: 453,1 mil.

É importante lembrar que as vacinas bivalentes e as monovalentes, essas disponíveis em todas as unidades de saúde e oferecidas às pessoas que não completaram o esquema vacinal primário, são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.

Conforme o avanço das ações de vacinação, outros grupos prioritários serão imunizados e devem ficar atentos às informações de seus municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.