Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de fevereiro de 2024

Saúde

Saiba como ajudar seu felino a beber mais água

Os felinos são conhecidos por não beberem grandes quantidades de água quando comparado aos cães

Postado em 19/03/2023 2023 07:12 , Saúde. Atualizado em 19/03/2023 01:24

Colunista

O gato é de fato uma espécie mais independente, porém no quesito beber água a grande maioria não bebe com a frequência necessária. 

A explicação remete a como esses felinos obtinham comida no passado. Os gatos são caçadores. Para ter o que comer os felinos caçam alguns pequenos roedores .

E nesse tipo de alimento a quantidade de água contida era de bom tamanho. Também pode estar relacionado a origem dos gatos, acredita-se que eles viviam em áreas consideradas desertos, então é um comportamento advindo dos ancestrais.

Reprodução

A pouca ingesta hídrica pode fazer com os gatos tenham problemas renais, infecção urinária, formação de sedimentos que podem levar a uma obstrução uretral e até mesmo formação de cálculos. Dependendo  do caso pode haver necessidade de um procedimento cirúrgico.

Como não queremos que isso aconteça aos nossos bichanos, segue algumas dicas: Mantenha sempre os potes de água limpos e com água sempre fresca. Os gatos não gostam de água parada, morna e com sujidades, e ninguém merece uma água assim. Os gatos bebem uma média de 50-60ML/KG por dia, então é bom ficar atento a isso.

Sugestão

Ofereça água saborizada, e de vez em quando,  água com caldo natural de peixe ou carne sem temperos.  Nesse caso, a troca dessa  água deve ser feita mais vezes do que o de costume. Deixar uma vasilha de água em cada cômodo da casa, colocar cubinhos de gelo na água do felino. Oferecer um sachê ao dia e adicionar mais um pouco de água morna misturando bem. Prefira sachês com menos níveis de sódio possível. Usar uma caixa sanitária nova para encher de água e colocar brinquedos que estimulem o felino a se molhar, molhar as patinhas e depois se lamber.

Que essas  dicas ajudem seu felino a beber mais água e ter muita saúde!

 

 

 

Esp. MSc. MARCELA OLIVEIRA SAMPAIO

CRMV PE – 4314

GRADUAÇÃO – UFRPE

MESTRADO – UFRPE

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRURGIA DE CÃES E GATOS – EQUALIS

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE FELINOS – QUALITTAS