Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de fevereiro de 2024

Economia

A importância da energia elétrica e seus cuidados

Cuidados com a energia elétrica devem ser tomados para evitar acidentes e prevenir danos à saúde e ao meio ambiente

Postado em 12/04/2023 2023 08:30 , Economia. Atualizado em 11/04/2023 16:30

Jornalista ,

 

A energia elétrica é essencial para o funcionamento de quase todos os aspectos da vida moderna, ela é usada para fornecer luz, calor, água, comunicação, transporte, computação, entretenimento, produção industrial, aquecimento, ar condicionado, refrigeração, irrigação, tratamento de água e muito mais. É a fonte mais versátil que existe, pois pode ser convertida em outras formas de energia, como calor, luz e movimento, dentre essas funções ela também é importante para a economia, pois é usada para produzir bens e serviços. Indo além, a energia elétrica é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, pois é usada para fornecer serviços de saúde, como equipamentos médicos, iluminação, aquecimento e ar condicionado.


 


Os cuidados com a energia elétrica devem ser tomados para evitar acidentes e prevenir danos à saúde e ao meio ambiente, é importante desligar os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso. A casa sempre foi uma referência de segurança para as pessoas. É no lar onde a família se une e se protege contra qualquer interferência negativa que venha do ambiente externo. Porém, muitas vezes, o problema já está dentro da própria residência. Isso porque é na tranquilidade do lar que algumas vezes deixamos de dar atenção a pontos importantes como o uso seguro da energia elétrica. Muitos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Toques acidentais na fiação durante reformas e construções e uso de benjamin (“T”) com vários aparelhos conectados na mesma tomada são apenas algumas das situações que podem levar a acidentes graves e até fatais. Pensando nisso a Neoenergia de Pernambuco organizou uma série de dicas que podem ajudar os pernambucanos a se prevenir contra este tipo de situação.

A primeira ação na prevenção de acidentes é manter as crianças longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso das tomadas, é importante utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios.

Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, sempre utilizar o plugue e jamais puxando diretamente o fio. É necessário observar se a fiação está em boas condições antes de utilizar qualquer aparelho. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico.

Foto produção